O EME tem se dedicado a estudos que envolvem a interface entre a comunicação e a política. Dentro dessa grande área, nossas pesquisas têm dialogado com diferentes gerações da Escola de Frankfurt (especificamente, a segunda, de Jurgen Habermas, e a terceira, de Axel Honneth), com um destaque particular para a análise empírica.

Esse foco resultou também em uma dedicação especial à aplicação e desenvolvimento de métodos inovadores para dar conta da complexidade dos fenômenos sob análise. Conheça abaixo, as nossas principais áreas de estudo:

 

Deliberação

Nossos estudos sobre deliberação buscam compreender diversos espaços de debate público, como a mídia, parlamentos e as conversas informais do dia-a-dia, e as relações que estes estabelecem uns com os outros.

Continuar lendo →

Reconhecimento

As pesquisas do EME sobre reconhecimento se dedicam a compreender as relações entre a mídia e as diferentes dimensões das lutas por reconhecimento de Axel Honneth.

Continuar lendo →

Representação

Os trabalhos nessa área buscam entender sobretudo as formas não tradicionais de representação ou o que alguns autores chamam de representação discursiva.

Continuar lendo →

Métodos de pesquisa

Nossa atuação nessa área está relacionada com a aplicação e desenvolvimento de metodologias inovadoras, tanto quantitativas quanto qualitativas, para a análise de fenômenos da área da Comunicação Política.

Continuar lendo →