O presente projeto de cooperação científica se estabeleceu a partir da afinidade entre as perspectivas teóricas que guiam os grupos de pesquisa liderados pelo professor Jürg Steiner, da University of North Carolina (EUA), e da professora Rousiley Maia, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG – Brasil).
O projeto de pesquisa conduzido pelo professor Jurg Steiner intitulado “The Potential for Deliberation Across Deep Divisions” procura investigar se sociedades profundamente divididas têm alguma chance de serem democráticas e alcançarem a paz. O objetivo é investigar se existem evidências empíricas que apontam para o modelo deliberativo como aquele capaz de superar essas divisões sociais profundas, como aquelas relacionadas à raça, língua, religião, tradições culturais ou classes sociais, que geram atitudes hostis e violência entre grupos.
Steiner e seu grupo de pesquisa conduzem uma ampla investigação que congrega grupos de pesquisadores diversos, que irão investigar os conflitos entre grupos oponentes, em vários países. Em cada um desses países serão realizados grupos de discussão com cidadãos ordinários com pontos de vista extremamente opostos, que discutem como o país pode superar conflitos e divisões históricas.
O Grupo de Pesquisa em Mídia e Esfera Pública (EME) se insere na pesquisa por meio da investigação do conflito entre moradores de favela e policiais. A investigação é parte de uma pesquisa maior, que envolve questões sobre deliberação, lutas por reconhecimento e representação também nos casos de aquecimento global e cotas raciais. Além dos grupos focais, a pesquisa brasileira analisa também reportagens televisivas e impressas com viés comparativo aos grupos focais.
Busca-se analisar como cidadãos afetados ou ativistas de grupos antagônicos interpretam e defendem suas proposições, diante dos discursos dispostos na arena dos media, tendo em vista suas experiências e seus conhecimentos práticos. O estudo comparativo permite construir um panorama amplo e diversificado das controvérsias da deliberação e de suas implicações normativas, em diferentes tipos de conflitos sociais.
Projeto de Pesquisa Conjunta: Deliberação em Sociedades Divididas
Subsidiária do projeto “Reconhecimento, Deliberação e os media: entre a imediaticidade da experiência e os discursos de justificação”
Coordenadores: Prof. Emérito Jürg Steiner – Department of Political Science – University of North Carolina e University of Bern e Profa. Dra. Rousiley C. M. Maia – Departamento de Comunicação Social – UFMG
Início: 2013
Término: atual