A pesquisa tem como objetivo investigar como os eventos midiáticos encenados globalmente no caso das mudanças climáticas são produzidos em relação a seu impacto internacional, nos seguintes países: Estados Unidos, Alemanha, Indía, Africa do Sul, e Brasil.

A análise do conjunto de dados obtidos permite a investigação da relação entre as projeções discursivas situacionais e estruturais do tema, considerando-as no contexto da diplomacia pública global, da esfera pública global e dos debates midiáticos nacionais. 

Tal estudo busca determinar empiricamente o significado de eventos globais políticos midiáticos encenados (EGPME) para a construção de debates midiáticos transnacionais, a partir da coleta de dados da cobertura midiática das Cúpulas do Clima da ONU nos anos de 2010 e 2011 (COP-16 e COP-17). Além de investigar em que medida o posicionamento de cada país selecionado se transforma durante as Reuniões de Cúpula, em favor de um debate global transfronteiriço e interconectado; ampliar o escopo das pesquisas em comunicação transnacional para além da Europa e do mundo ocidental; esclarecer a escolha das estratégias de comunicação por parte das delegações de governo e ONGs, assim como as estratégias de cobertura por parte dos jornalistas que cobrem as Cúpulas do Clima; entender o impacto de ambas as Cúpulas do Clima – África do Sul (Dezembro de 2011) e Coreia do Sul ou Catar (Dezembro de 2012) no conteúdo e no desenvolvimento dos debates midiáticos nacionais.

Resultados parciais:

– Coleta do material das COPs (2010, 2011 e 2012)

– Codificação preliminar do material da COP17 (Durban, 2011)

– Estágio sanduíche de Diógenes Lycarião na University of Mannheim de agosto de 2012 a  julho de 2013.

– Planejamento de uma mesa redonda, com o título “Strengthening systematic normative assessment in political communication research: A challenge to the field” (Fortalecendo a avaliação normativa sistemática na pesquisa em comunicação política: um desafio para o campo), no encontro da ICA, International Communicaiton Association, a ser realizado entre os dias 17 e 21de junho de  2013, Londres, UK.

Agências Financiadoras: CNPq – DFG

Edital CNPq n.º 72/2010 – Cooperação Internacional – Convênios Bilaterais com a Alemanha / Processo nº: 490040/2011-0

Coordenadores: Profa. Dra. Rousiley C. M. Maia – UFMG e Prof. Dr. Harmut Wessler – Seminar für Medien – und Kommunikationswissenschaft -University of Mannheim.

Início: 2010
Término: atual