O EME desenvolveu ao longo dos anos uma série de projetos de pesquisa que foram financiados por diversas agências de fomento. Além disso, o grupo também se consolidou como um espaço para o desenvolvimento de projetos de ensino que visam transferir de forma eficiente o conhecimento produzido pelo grupo para os alunos da graduação.

Conheça os projetos executados pelo grupo: 

Sistema Deliberativo e Conflitos Sociais

Recentemente, a pesquisa sobre democracia deliberativa deslocou-se em direção à concepção de sistema deliberativo. Contudo, esta abordagem suscita um leque de questões teóricas e desafios metodológicos para a sua operacionalização empírica. Com base na literatura sobre deliberação, conversação política e ambiente híbrido dos media, este projeto contribui para suprir esta lacuna.

Leia mais → 

 

Projeto COMPARTILHA

Abraçando a ideia de que a comunicação tem um grande potencial de estimular discussões mais democráticas e inspirado nas novas possibilidades de conversação e compartilhamento de informações proporcionadas pelas mídias sociais, o Grupo de Pesquisa em Mídia e Esfera Pública – EME, da UFMG, e o Grupo de Pesquisa, Comunicação, Política e Amazônia – Compoa, da Universidade Federal do Pará (UFPA), desenvolvem o projeto “Deliberação em Escolas Públicas: criando capacidades deliberativas”, que ganhou o nome público COMPARTILHA.

Leia mais → 

A negociação de conflitos em sociedades divididas

Com base na literatura sobre conversação política e deliberação pública, o projeto de pesquisa em tela investiga como moradores de favela e policiais se engajam em processos deliberativos, durante discussão promovida em grupos focais.

Leia mais → 

O potencial da deliberação em sociedades divididas

Fundamentado nas teorias da democracia deliberativa, nas teorias sobre representação e sobre reconhecimento, este projeto tem por objetivo investigar o potencial democrático do debate público em situações e contextos de extrema controvérsia. Investigaremos especificamente as possibilidades democráticas de representação na esfera civil, que ocorrem por afinidades de ideias ou por adesão a certas causas de interesse comum.

Leia mais →

Banco de Recursos Didáticos Multimídia

Banco de Recursos Didáticos Multimídia é um projeto complementar à metodologia de ensino Peer Instruction (Instrução por Pares),desenvolvido ao longo de 2012. O objetivo é aprimorar os processos de ensino e de aprendizagem das disciplinas “Comunicação e Política” e “Teorias da Opinião Pública”, ministradas no Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais.

Leia mais →

Projeto de ensino Peer Instruction – Método de instrução pelos pares

O Grupo de Pesquisa em Mídia e Esfera Pública vem trabalhando na adaptação do método de ensino Peer Instruction para a área de comunicação e política. Os trabalhos começaram no início de 2012, com a concepção do projeto, elaboração e implementação dos primeiros testes, aplicados experimentalmente nas disciplinas “Comunicação e Política” e “Teorias da Opinião Pública”, do Curso de Graduação de Comunicação Social da UFMG.

Leia mais →

Eventos midiáticos sustentáveis?

A pesquisa tem por objetivo investigar como os eventos midiáticos encenados globalmente no caso das mudanças climáticas produzem impactos discursivos nos seguintes países: EUA, Alemanha, Índia, Africa do Sul e Brasil. O conjunto de dados obtidos permite a investigação da relação entre as projeções discursivas situacionais e estruturais acerca do tema, considerando-as no contexto da diplomacia pública global, da esfera pública global e dos debates midiáticos nacionais.

Leia mais →

Reconhecimento, Deliberação e os media

O projeto tem por objetivo investigar possibilidades democráticas de representação na esfera civil, que ocorrem por afinidades de ideias ou por adesão a certas causas de interesse comum, explorando o problema da legitimidade da representação informal.

Leia mais →

Mídia e sociedade civil no Brasil

O projeto buscou investigar padrões de interação de diferentes atores da sociedade civil com os media em lutas por reconhecimento e na promoção de causas de interesse comum.

Leia mais →

Mídia e Debate Público: dimensões da deliberação II

O projeto investigou diferentes processos de debate público mediado, a fim de especificar interações comunicativas e padrões argumentativos de atores do centro do sistema político e da sociedade civil, presentes no espaço de visibilidade midiática.

Leia mais →

Democracia e Complexidade

Este projeto teve por objetivo analisar as transformações da sociedade brasileira, no período de redemocratização, considerando o papel que os media exercem na organização dos espaços públicos e na pré-estruturação da esfera pública política.

Leia mais →

Mídia e dimensões da deliberação

A finalidade do projeto foi investigar o papel que os media exercem na pré-estruturação da esfera pública política, a partir da análise da relação entre a comunicação de larga escala – produzida e editada pelos meios de comunicação – e os processos discursivos de comunidades socioculturais e grupos cívicos.

Leia mais →

Modernidade, mídia e sequestro da experiência

O interesse principal desta pesquisa foi o de sistematizar determinadas matrizes teóricas sobre as consequências da modernidade na configuração da experiência dos indivíduos e na configuração dos domínios privados e públicos, focalizando o papel dos meios de comunicação nessas dinâmicas.

Leia mais →

Modernidade, mídia e a reabilitação da experiência

O projeto tem por objetivo examinar a chamada “reabilitação da experiência”, tendo em vista as consequências da modernidade na configuração da experiência dos indivíduos e na configuração dos domínios privados e públicos.

Leia mais →