A Plataforma Brasil é uma base nacional unificada de registros de pesquisas envolvendo seres humanos. Ela permite que as pesquisas sejam acompanhadas em seus diferentes estágios, da submissão à aprovação final (CEP e Conep).
Uma das primeiras etapas do processo é o envio de arquivos de folha de rosto das pesquisas para a Plataforma. Até recentemente, a UFMG utilizava folhas de rosto geradas pelo próprio docente, ao fazer o registro na plataforma, e assinadas manualmente pelos pesquisadores e pelas diretorias de Unidade Acadêmica.
Com o SEI, entretanto, o processo foi digitalizado e simplificado.
Disponibilizamos a seguir um tutorial para produção e assinatura da folha de rosto a ser enviada:
1. Faça login no SEI!UFMG utilizando seu usuário e senha do sistema minha.ufmg
2. Abra um novo processo, por meio do item do menu lateral “Iniciar Processo”, conforme a imagem a seguir:

O processo deve ser do tipo “Pesquisa: Registro da Pesquisa em Seres Humanos“, e o nível de acesso deve ser restrito pela hipótese legal de “Informação Pessoal”, conforme o Art. 31 da Lei 12.527/2011.
3. Inclua no processo criado documentos de cópia do projeto e das aprovações necessárias, por meio do botão indicado na imagem a seguir:

4. Inclua no processo um novo documento, de tipo “Folha de Rosto Pesquisa Envolvendo Seres Humanos“, conforme a imagem a seguir:

5. Preencha o novo documento utilizando os dados a seguir no campo “Instituição Proponente”:
Nome completo: ROGÉRIO DUARTE DO PATEO
CPF: 184636408-69
CARGO: Vice- Diretor
6. Assine o documento, por meio do botão indicado na imagem a seguir:

6. Inclua o documento em um bloco de assinatura e disponibilize o acesso para a unidade SEI “FAFICH-DIR“, conforme a imagem a seguir:

7. Uma vez que o documento seja assinado pela Diretoria, gere um arquivo de formato PDF. Após fazer o download do arquivo, ele poderá ser enviado para a plataforma Brasil.

