O cotidiano celebrizado

Eduarda Antônia Pereira Rodrigues, orientada pela professora fundadora do Gris, Vera Regina Veiga França, qualificou a dissertação  “Celebrização do cotidiano no Youtube: Um estudo dos fenômenos Taciele Alcolea e Bruna Vieira’”. A qualificação aconteceu no dia 19 de Setembro. A banca também foi composta pelas professoras Lígia Lana (PUC Rio) e Carol Vimieiro (PPGCOM-UFMG).

 

Cotidiano

Orientadora do projeto, Vera França destacou a boa aplicação do conceito de cotidiano. 

Segundo Eduarda Rodrigues, “de raiz latina, quotidie, cotidiano refere-se ao dia a dia e suas práticas triviais que orientam a vida do sujeito. São nossos modos diários de viver, certos padrões de conduta do indivíduo em várias instâncias da vida, na família, no trabalho, no convívio com o outro.”

A pesquisadora destaca que “cotidiano” “arrisca cair num certo cesto de palavras que são ditas tantas vezes em uma sociedade e em seu tempo que se acredita ter apreendido todo seu significado e que este está dado de forma consensual e transparente. Enquanto fenômeno, gostaríamos de dizer que o consideramos intrigante e em constante transformação – abraçando a diversidade de cotidianos possíveis. Mais que rotina – ações diárias mais ou menos iguais que orientam nossa vida particular – o cotidiano diz sobre valores compartilhados”. 

No capítulo dedicado ao conceito, a proposta de Eduarda Rodrigues é “pensar o que representa essa vida cotidiana que é experimentada por todos nós.” A trilha percorrida começa por compreender o cotidiano pelo que se considera “sua condição primeira de existência: a interação dos indivíduos sociais”, “como espaço da experiência dos indivíduos construído na interação”. A mestranda acrescenta que “de maneira muito surpreendente, vivenciamos e abraçamos a superexposição dessa everyday life proporcionada pelas plataformas de mídias sociais nos últimos quinze anos. Nosso dia-a-dia agora pode ser transmitido nos stories do Instagram, pelos vídeos postados no Youtube e as histórias contadas no Facebook e Twitter.”

 

Resumo do projeto

“Comumente, fazemos diferenciações entre celebridades pelos meios de comunicação nos quais elas ganham mais visibilidade. Falamos de celebridades da TV, do rádio, da revista e agora também dizemos das celebridades da internet. É seguindo este mesmo pensamento, de quem não se esquece das lógicas operacionais do meio de circulação, que tentamos entender neste trabalho como os famosos do Youtube saem do anonimato para ganhar status de célebre compartilhando suas experiências cotidianas no site de broadcasting. Para tanto, iremos investigar que cotidiano é encenado/mostrado pelas youtubers Taciele Alcolea e Bruna Vieira através das experiências vividas por cada uma delas.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *