Em live, pesquisadora discute relevância do estudo em Comunicação para a sociedade

Por: Safira Campos / PNB Online

Na condição de campo científico, a Comunicação tem se constituído como uma área de grande diálogo com os mais diversos saberes. A natureza multifacetada de seus estudos permite interfaces com política, cultura, economia, educação, etc. Em live transmitida nesta sexta-feira (03), a professora e pesquisadora Vera França discutiu com dezenas de pesquisadores de várias instituições de Ensino Superior do país a relevância da análise das práticas sociais sob a ótica comunicacional.

Jornalista por formação e pós-doutora em Sociologia, França é também coordenadora do GrisLab, Laboratório de Análise de Acontecimentos, um grupo de pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que acompanha e analisa fenômenos da atualidade sob a perspectiva de sua repercussão na mídia e nas redes sociais. A professora tem uma longa e consolidada carreira como pesquisadora, desenvolvendo e orientando dezenas de projetos em torno de processos interativos midiáticos.

Na live desta sexta-feira, a estudiosa, ao ser questionada sobre a atuação dos veículos de comunicação a serviço do pensamento hegemônico, refletiu sobre a relevância dos estudos em Comunicação, aos quais tem dedicado anos de sua vida. Analisar fenômenos da esfera social permite compreender de maneira mais profunda a realidade que cerca a todos, em suas mais amplas possibilidades, incluindo àquela que diz respeito a atuação da mídia.

“Vivemos em uma sociedade de dominação e as grandes empresas de comunicação são de propriedade de grupos dominantes que comungam da perspectiva hegemônica. Nesse sentido, estudos em comunicação podem fazer uma leitura que mostra como se dão essas relações de dominação através de processos comunicativos. Como é que as forças sociais se ajeitam e o embate acontece”, refletiu.

Sob a perspectiva de França, é por isso que a Comunicação assume um papel tão transdisciplinar. O diálogo com teorias sociológicas e reflexões filosóficas seria capaz de colocar luz nessas e em outras importantes questões. “Afinal, é na comunicação que as relações políticas se definem, que práticas culturais são sedimentadas, narrativas são disputadas. Temos uma contribuição de mostrar que meios são mais que instrumentos. Ter a perspicácia de analisar a realidade se fazendo. Essa é a nossa contribuição”.

Confira a gravação da live na íntegra:

Acesse também a notícia original e acompanhe o PNB: