histórico

O GRIS foi criado em 1994, por um grupo de professoras e professores do Departamento de Comunicação Social. É apoiado em seus projetos com recursos do CNPq, Capes e Fapemig (na forma de bolsas e auxílio à pesquisa).

Inicialmente, não se constituía propriamente em um “grupo de pesquisa”; surgiu em torno de um projeto integrado de pesquisa, que se desdobrou em outro, foi acolhendo novos/as pesquisadores/as, desenvolvendo e consolidando algumas perspectivas teóricas e metodológicas. Depois de algum tempo, nos demos conta de que algo mais duradouro havia se constituído.

Nesse momento, criamos o nome GRIS, realçando dois eixos que articulavam nossas preocupações – as imagens, tomadas não apenas como imagens visuais, mas como representações, domínio do simbólico, e a sociabilidade, dando ênfase à presença dos sujeitos e a dinâmica dos laços que os constituem como interlocutores. Na verdade, o nome representa a própria concepção relacional da comunicação que nos orienta – a comunicação como processo que se estabelece entre sujeitos articulados pela produção/compartilhamento de uma materialidade discursiva, em uma dinâmica de circularidade.

O grupo se estendeu, organizado inicialmente em torno de projetos integrados, que acolhiam contribuições diferenciadas em torno de objetos de estudos multifacetados. Mais ou menos dez anos após a criação do GRIS, a especialização do olhar dos professores e professoras do grupo levou à conformação de objetos de pesquisa distintos e à criação de subgrupos internos, ainda articulados por uma perspectiva comum.

Os grupos internos cresceram bastante, vários professores e professoras, em momentos diferentes, passaram pelo GRIS, numa dinâmica que, ao longo de alguns anos, se conformava mais como um centro do que como um grupo.

O GRIS completou e ultrapassou a segunda década de existência; a maturidade  do/as pesquisadore/as trouxe autonomia e, sobretudo, a necessidade de criar lugares próprios, novas nomeações.

Com isto vivemos então uma nova fase, em que os grupos internos se recriaram de forma independente. Um deles – o GRISpop – reivindicou a manutenção do nome GRIS, no sentido de resgatar, mais do que a tradição, os legados de uma trajetória de 23 anos de pesquisa.

O GRIS foi coordenado por muitos anos por uma de suas fundadoras, Profa. Vera Veiga França. Sucedeu-a o Prof. Elton Antunes (2014-2015) e a Profa. Graziela Mello Vianna (2016). Atualmente, o grupo é coordenado pela Profa. Paula Guimarães Simões.

estrutura e funcionamento

O GRIS está sediado na FAFICH – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG, e faz parte da estrutura administrativa do Departamento de Comunicação Social desta faculdade. É também ligado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação – PPGCOM – da UFMG.

É dirigido hoje por duas professoras pesquisadoras, Paula Simões (coordenadora) e Vera França (subcoordenadora). É composto também por seus/suas respectivos/as orientandos/as da graduação e da pós-graduação, bolsistas de iniciação científica e apoio técnico, além de ex-estudantes do PPGCOM e ex-bolsistas do GRIS. As professoras desenvolvem projetos articulados de pesquisa, que são norteadores da pesquisa discente. Conta também com bolsistas de Iniciação Científica e bolsistas de Apoio Técnico. A participação no GRIS se dá através da vinculação aos projetos de pesquisa das professoras.

O GRIS tem uma reunião mensal com todos os participantes, em torno de questões teórico-metodológicas que dizem respeito aos projetos em andamento, e reuniões específicas de acordo com as demais atividades desenvolvidas.

Nossa estrutura física é compartilhada com dois outros grupos de pesquisa: o NERCOPC – Núcleo de Estudos de Recepção e Mediações em Comunicação Pública da Ciência, liderado pela Profª Valéria Raimundo, e o CORAGEM – Grupo de Pesquisa em Raça, Gênero e Comunicação, liderado pela Profª Laura Corrêa. Também funciona como sede do projeto Orientação Afirmativa e abriga as reuniões discentes do PPGCOM-UFMG.

produção científica e parcerias

Ao longo dos anos, o grupo organiza eventos, cursos, conta com inúmeras publicações na forma de livros e artigos, além de teses, dissertações e monografias. Acesse-as pelo menu acima.

Em seus eventos e publicações, o GRIS conta com a parceria de colegas de várias instituições brasileiras e estrangeiras:

Manteve um convênio internacional com a École de Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS, França), com a Universidade Lusófona do Porto (Portugal).

Criou em 2013 o GRISLAB – Laboratório de Análise de Acontecimentos -, um site de acompanhamento e leitura das principais ocorrências do país e dos discursos e sentidos por elas suscitados. O GRISLAB também conta com analistas convidados de outros grupos e instituições parceiras.

Participou do projeto PIMI (Patrimoine, Images, Media et Identités), num acordo entre instituições brasileiras (UFMG, UFBA, UFRJ e UFSM) e francesas (Université Paris 3, Université de Lyon, Université Grenoble-Alpes, Université Aix-Marseille).

Atualmente,  integra e sedia a Rede Interinstitucional de Acontecimentos e Figuras Públicas, congregando pesquisadoras e pesquisadores da UFMG e de outras nove universidades do Brasil.


Confira o histórico completo de projetos e eventos realizados:

  • (PIMI) Patrimoines-Images-Médias-Identités (2015-2018);
  • Da morte à biografia: acontecimentos, celebridades e vida social (2013-2016);
  • Práticas comunicativas, valores e instituições (2010-2014);
  • Narrativas do cotidiano III: a interface televisiva e os sujeitos ordinários (2007-2010);
  • Narrativas do cotidiano, na mídia na rua. Fase II: Consonância e dissonâncias no âmbito da Comunicação (2003-2005);
  • Narrativas do cotidiano, na mídia na rua (2001-2003);
  • Imagens do Brasil: modos de ver, modos de conviver (1999-2001);
  • Belo Horizonte, 100 anos depois: as novas condições da experiência (1997-1999);
  • A imprensa de Belo Horizonte no nascimento da cidade: 1825-1926 (1995-1996);
  • Candidatos e eleitores: as imagens na comunicação (1994-1996);

cursos & eventos

  • 2019 – II Encontro da Rede Interinstitucional de Acontecimentos e Figuras Públicas
  • 2018 – I Encontro da Rede Interinstitucional de Acontecimentos e Figuras Públicas
  • 2016 – IV Seminário Internacional PIMI: Identidades e Gêneros Midiáticos
  • 2014 – III Colóquio em Imagem e Sociabilidade: 20 Anos de Pesquisa em Comunicação
  • 2013 – Seminário Internacional do Som e da Memória (organizado pelo GRISsom)
  • 2013 – Seminário Temático Comunicação Organizacional: dimensões teóricas, humanas e discursivas (organizado pelo GRISorg)
  • 2011 – II Colóquio em Imagem e Sociabilidade – Acontecimento: reverberações
  • 2010 – Metodologias de Pesquisa em Comunicação, curso de aperfeiçoamento dirigido a professores de Comunicação
  • 2008 – I Colóquio em Imagem e Sociabilidade – Comunicação Midiática: instituições, valores e cultura