as novas teorias da comunicação

No projeto As novas teorias da Comunicação: mapeamentos de um campo científico, iniciado em 2015, investigamos quais são as principais teorias acionadas por pesquisadores/as do campo da comunicação na última década.

Para apreender os/as autores/as e teorias acionados/as por pesquisadores/as do Campo da Comunicação no Brasil A pesquisa desenvolveu uma metodologia sofisticada que combina sistematização de dados quantitativos e qualitativos.

Isso foi feito a partir da coleta e raspagem de artigos apresentados entre 2006 e 2015 em oito áreas temáticas do evento da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós):

1. Comunicação e Política;
  2. Estudos da Televisão;
  3. Novas Mídias;
  4. Estudos de Jornalismo;
  5. Comunicação e Sociabilidade;
  6. Epistemologia da Comunicação;
  7. Comunicação e Cultura;
  8.  Estudos de Cinema e Fotografia

De modo geral, observamos que não há uma homogeneidade no Campo da Comunicação; pelo contrário, identificamos uma diversidade de autores/as e referências de diferentes campos de conhecimento (Sociologia, Filosofia, Ciência Política, Letras) acionados nas diferentes subáreas analisadas.

Sociólogos importantes no cenário internacional são citados em várias subáreas, como Pierre Bourdieu, um dos autores mais referenciados em Comunicação e Política, Estudos de Jornalismo, Comunicação e Sociabilidade, e Epistemologia da Comunicação; ou Michel Foucault, em Novas Mídias, Comunicação e Sociabilidade, Epistemologia da Comunicação.

Por outro lado, constatamos também certa endogenia, em menor ou maior grau, dentro das subáreas analisadas. Isso significa que pesquisadores brasileiros da Comunicação vêm se tornando referência para os pares nos últimos anos — muitas vezes pela leitura atualizadora dos cânones e o diálogo com tendências. Como desdobramento, redes (inter)institucionais de formação e discussão em determinadas matrizes de pesquisa do Campo vão sendo articuladas, dando forma(s) à produção do conhecimento no país. Investigar que redes, matrizes e formas são essas se torna cada vez mais importante, e é aí que buscamos contribuir.

Sete artigos do projeto já foram publicados (confira nos links a seguir) e outros três estão em fase de preparação. Lançaremos também um livro reunindo os achados ao longo do projeto, de modo a compartilhar os desafios da pesquisa e melhor articular e ampliar o olhar epistemológico  sobre o campo.

Tendências das teorias da Comunicação: mapeamento de campos teóricos contemporâneos (Questões Transversais, 2016)

Comunicação e Política: mapeando autores/as e teorias mobilizados no Brasil (Compolítica, 2018)

Estudos de Televisão no Brasil: uma abordagem de autores/as e teorias (Contemporânea, 2019)

Mapeando os Estudos de Novas Mídias no Brasil (Eco-Pos, 2019)