observatório de celebridades

O projeto Observatório de celebridades: emergência, ação e permanência dos famosos no contexto brasileiro é desenvolvido desde 2018, sob coordenação da Profª. Paula Simões. Seu objetivo é construir um panorama de celebridades que povoam a cena pública brasileira, bem como compreender a inserção social e histórica de tais figuras nesse contexto.

A pesquisa parte da identificação dos modos de emergência de celebridades brasileiras (por sua inserção em um acontecimento ou por um desempenho louvável em determinada atividade, por exemplo), evidenciando a diversidade de campos em que elas se situam. Com isso, procuramos apreender a diversidade de tipos construídos nos processos de celebrização – suas semelhanças e distinções –, assim como discutir os valores que tais figuras encarnam e que as projetam no cenário de visibilidade.

Partindo desse mapeamento, analisamos as celebridades a partir de seus diferentes campos de atuação (esporte, política, televisão, Internet, por exemplo), buscando compreender distintos modos de ação e de constituição de imagens públicas na contemporaneidade. Nesse sentido, a pesquisa se agrega aos nossos outros esforços do GRIS na tentativa de aprofundar a compreensão acerca da relação entre a cultura das celebridades e o universo de valores da sociedade brasileira contemporânea.

O desenho metodológico é ancorado na perspectiva pragmatista, que aponta para o domínio da experiência ou da observação da empiria: a princípio, um monitoramento de mídia está sendo realizado para identificar os sujeitos célebres a serem analisados. Definido o recorte empírico, a coleta de dados para a composição do corpus é feita em espaços diversos como jornais, revistas e portais na internet, além de programas de TV e redes sociais digitais.

Após a sistematização dos dados, procedemos a uma análise da ação das celebridades, no intuito de compreender: seus modos de emergência na cena pública; seu envolvimento em acontecimentos de destaque; suas atitudes e posturas na cena pública; sua duração no cenário de visibilidade; os valores destacados e/ou criticados em sua performance pública; semelhanças e distinções nos modos de ação e constituição de imagens públicas nos vários campos de atuação das celebridades.

 

Apoio: CNPq; FAPEMIG.

#celebridade  #acontecimento  #valores  #ação