visibilidade e valores

O projeto Visibilidade e valores: figuras públicas, legitimidade e fama no cenário midiático-social foi iniciado em 2019 e é coordenado pela Profª. Vera França. Seu objeto de estudo é o processo de celebrização, ou seja, o papel e o lugar das celebridades na sociedade contemporânea.

Este projeto de pesquisa se alinha ao Observatório de celebridades, tendo como um de seus produtos principais o Radar Celebridades, disponível no site do GrisLab. Por meio dessas iniciativas, almejamos analisar a dinâmica e estratégias que marcam os processos de celebrização, bem como desenvolver um estudo de caso de algumas celebridades brasileiras contemporâneas, buscando identificar lugares e dispositivos propiciadores de visibilidade; apreender valores que são projetados / espelhados pelas celebridades brasileiras.

O fenômeno da fama (e da busca da fama) ganhou grande intensidade nos últimos anos, e ele atinge hoje diferentes lugares da sociedade. Paralelamente, o fenômeno se torna objeto de estudo e é tratado sob diferentes abordagens. Nossa pesquisa é fundamentada dentro de uma perspectiva relacional da comunicação, que busca analisar as práticas comunicativas enquanto uma dinâmica de reflexividade entre interlocutores e entre mídia e sociedade.

Nossa reflexão, no âmbito do GRIS, tem como objetivo, inicialmente, promover uma exploração teórica do conceito de célebre e celebridade, através de uma revisão e sistematização dos estudos desta temática; da identificação de sua inserção nas grandes linhas teóricas que alicerçam os estudos comunicacionais; da aproximação e distinção de conceitos próximos, tais como figuras públicas, ídolos, heróis.

Partimos do pressuposto de que as celebridades constituem um espelho dos valores da sociedade, ou seja, ela se constituem em espaços que são valorizados socialmente, e elas incitam comportamentos, reforçam tendências, produzem modelos. A metodologia adotada conjuga a pesquisa bibliográfica, constituindo um panorama dos celebrity studies, e estudos de caso, buscando identificar a trajetória de algumas celebridades (figuras públicas de referência) brasileiras, performances e dispositivos utilizados, bem como uma análise do movimento entre padronização e particularidade das personagens estudadas.

A análise do comportamento e performance das celebridades possibilitará uma radiografia dos valores projetados por elas e – por extensão – das tendências que percorrem a vida social.

 

Apoio: CNPq