Avanço para a etapa 3 do Plano de Retorno a partir de 10 de janeiro

quinta-feira, 16 de dezembro de 2021, às 11:45

Caras e caros estudantes,

A Prograd realizou reunião com coordenações de Colegiados de Curso de Graduação e Chefes de Departamento, no dia 15 de dezembro de 2021, de 14h às 15h50.

Vou me ater aos pontos principais sobre a Etapa 3, presencial, a partir de 10 de janeiro de 2021, para que os colegas possam se organizar para 2022.

Mas atenção: O semestre letivo 2021/2 continua como o planejado, o que está ERE (Ensino Remoto Emergencial) e EHE (Ensino Híbrido Emergencial) será finalizado assim.

As aulas presenciais começarão a partir de 2022/1.

Nota da Reitoria da UFMG, publicada em 15 de dezembro de 2021, sobre a Etapa 3 informa que devem ser seguidas medidas de biossegurança, mas não há mais teto para ocupação dos espaços a partir de 10 de janeiro de 2022 (ver nota em anexo). O Plano de Retorno Presencial da UFMG também está em anexo.

A UFMG se baseia em informações técnicas do Comitê Permanente de Enfrentamento do Novo Coronavírus da UFMG de que há segurança suficiente para retomada presencial. “A Ciência nos indica agora que é a hora do retorno”, disse Cristina Alvim, presidente do Comitê. Bruno Otávio Soares Teixeira, Pró-Reitor Adjunto de Graduação, lembrou que a Ciência nos garantiu o trabalho remoto e agora nos garante o retorno presencial.

Benigna Maria de Oliveira, pró-reitora de Graduação, lembra que além desses indicadores, a universidade considera importante manter o vínculo presencial e afetivo da comunidade acadêmica, entre outros fatores, como a repercussão política negativa do trabalho remoto e os impactos na saúde mental de todos.

Benigna lembrou ainda que o amparo legal para o ensino híbrido termina no final do ano letivo de 2021. A Prograd enfatizou que a decisão sobre o retorno presencial não é decisão pessoal do professor. As atividades acadêmicas curriculares (disciplinas) devem ser ofertadas integralmente presenciais em 2022/1.

Sobre turmas grandes, salas da Fafich e distanciamento recomendado de um metro de distância: A recomendação é de um metro de distanciamento e que se isso não for possível e não houver outras estratégias, será necessário avaliar. Mas Cristina Alvim acredita que a Câmara de Graduação deve nos orientar sobre outras estratégias. Os Comitês Locais das Unidades, diante de problemas de infraestrutura e de biossegurança, devem entrar em contato com o Comitê da UFMG, para encontrar soluções. O Plano dos Colegiados e Departamentos deve ser feito para o presencial, buscando soluções para estes problemas.

Sobre pessoas não vacinadas: O aspecto legal considera a obrigatoriedade da vacina como constitucional mas seria necessária uma lei municipal para exigir a obrigatoriedade da vacina dentro da universidade. Como a educação é um direito constitucional, a UFMG não tem respaldo jurídico para exigir o ‘passaporte de vacina’ dentro da universidade nem proibir a entrada de não vacinados. A estratégia é facilitar a logística para a segunda dose de quem ainda não se vacinou. O Monitora Covid tem acompanhado as respostas de quem vai à UFMG e procurado quem responde que ainda não completou a cobertura vacinal. Lembrem-se de preferir a máscara N-95!!!!!!

O detalhamento das informações sobre aulas presenciais está na pauta do CEPE nesta sexta-feira, e serão enviadas posteriormente a vocês, assim como as orientações da Câmara de Graduação e o calendário acadêmico de 2022.