Formatura remota da primeira turma de Jornalismo da UFMG durante a pandemia COVID-19

quinta-feira, 23 de abril de 2020, às 6:11

A formatura remota da primeira turma do Curso de Jornalismo da UFMG foi realizada pela diretoria da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH), no dia 17 de abril de 2020, durante a pandemia COVID-19. A cerimônia foi presidida pelo diretor da Fafich, professor Bruno Wanderley Reis e contou com a presença da vice-diretora Thais Porlan, do secretário geral Cláudio Faria e da coordenadora da biblioteca Vilma Carvalho de Souza.

O juramento do curso de Jornalismo foi feito pela formanda Ana Carolina Nicolau Mendes. A professora Sônia Caldas Pessoa, coordenadora do Colegiado do Curso de Graduação em Jornalismo, registrou um agradecimento aos novos profissionais e a todos que contribuem para a consolidação do curso: “Boa tarde, agradeço a presença de todos, parabenizo os formandos por este momento, um rito importante na carreira profissional de cada um. Cumprimento também as famílias, os parceiros e amigos que seguraram as mãos dos estudantes durante todo o percurso. Agradeço, em nome do Colegiado de Jornalismo, os professores, técnicos, profissionais de limpeza e de segurança, chefes e diretores que nos apoiam no funcionamento da engrenagem para que o curso forme hoje a primeira turma. Agradeço vocês, formandos, pela confiança no curso da UFMG. A vocês, novos profissionais, reforço a importância do jornalismo crítico que tanto defendemos na UFMG. Em tempos de crise e de fragilidade extrema da humanidade, valorizem vidas. Para isso é preciso perseverar, não desistir, enfrentar os desafios, insistir, um movimento pessoal e profissional absolutamente necessário. Permitam-se se afetar e tomar partido, a favor da vida, da vida de pessoas comuns, para que tenham chance não apenas de sobreviver, mas de viver, e viver com dignidade. Gostaria de abraçar cada um de vocês pessoalmente neste momento, sintam-se abraçados, nesta formatura virtual”.

A cerimônia de colação de grau está disponível aqui