Oferta, Matrícula e Acerto de Jornalismo 2023/1

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023, às 11:34

Caras e caros alunos,

Confiram a oferta das disciplinas do curso de Jornalismo para o primeiro semestre de 2023.

[Oferta Jornalismo 2023_1 – Página1]

ATENÇÃO: Todos os estudantes devem ler com cuidado a tabela de oferta em anexo e conferir o número de créditos e horas em cada grupo de disciplina (G1, G2 e G9) que devem cursar para evitar se matricular em disciplinas de grupos já integralizados.

DATAS IMPORTANTES:

30/01 até 02/02 – Período de requerimento de matrícula (1ª fase) para o 1º período letivo de 2023 (SIGA e SIGA Móbile).

02/02 – Data Limite para o preenchimento do questionário de avaliação discente do desempenho didático docente no 2º período letivo de 2022.

10/02 – Divulgação do resultado da 1ª fase da matrícula dos estudantes veteranos de graduação para o 1º período letivo de 2023.

15/02 e 16/02 – Período para envio de inclusão de novas atividades na matrícula (2ª fase).

28/02 a 01/03 – Período de solicitação de matrícula (3ª fase) para o 1º período letivo de 2023 em atividades de formação livre (núcleo geral) e formação transversal (núcleo complementar).

06/03 – Início do 1º período letivo de 2023

06/03 a 09/03 – Acerto de matrícula junto ao Colegiado de Jornalismo (solicitação de alunos feita exclusivamente por preenchimento de formulário online)

Até 14/03 – Período de análise dos formulários de acerto de matrícula pelo Colegiado. Os alunos não vão receber e-mail de confirmação do formulário de acerto. Cada aluno deve verificar no sistema o resultado da análise do Colegiado.

O calendário completo está disponível aqui: https://ufmg.br/a-universidade/calendario-academico?ano=2023&mes=1

LEMBRETES:

– Fiquem atentos ao calendário acadêmico e às datas previstas para a matrícula, pois a não matrícula leva ao desligamento da universidade.

– Na primeira fase da matrícula, há diversas disciplinas com vagas destinadas aos períodos e turnos específicos. Na segunda fase, as vagas não ocupadas são liberadas para todos os turnos e cursos. Para garantir a vaga nas disciplinas de sua escolha é recomendado que a matrícula deve ser feita logo quando o sistema for aberto.

– Caso o sistema gere inconsistências por causa de disciplinas de períodos diferentes e/ou no mínimo/máximo de créditos, os estudantes devem, mesmo assim, realizar o requerimento de matrícula que será posteriormente avaliado pelo Colegiado.

– Fiquem atentos à divulgação do Instagram, e-mail e site do Colegiado de Jornalismo para acompanhar as novidades e para terem acesso ao formulário de acerto de matrícula, no início de fevereiro, após todas as fases previstas no calendário acadêmico, a ser agendado e divulgado nestes canais.

– Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): No final do arquivo, há uma relação das turmas de orientação de (TCC1 e 2). Os alunos devem se matricular na turma em nome de seu orientador (a). Caso o nome do docente que te orienta não esteja entre as turmas criadas, matricule-se na turma em nome da coordenação do colegiado PCOOR (para TCC1) e PCOOR (para TCC2).

– Estágio Supervisionado Obrigatório: Confiram as informações disponíveis no site do Colegiado. disciplina COM 704 – Estágio Supervisionado Obrigatório tem o objetivo de acompanhar, formalizar e validar os aproveitamentos de estágio desenvolvidos por discentes, especialmente os não-obrigatórios, como previsto no currículo do curso. Sendo assim, indicamos como altamente recomendável a matrícula na disciplina para discentes que estão ou estarão matriculados apenas no quinto período do curso em diante e:
1) Já fizeram estágio com a produção de relatório semestral entregue ao colegiado;
2) Realizam estágio no mesmo período em que se matricularam na disciplina e têm a perspectiva de nele permanecer e cumprir, pelo menos, 240horas. Essa carga horária deve ser completada até 45 dias antes da finalização do semestre letivo.

Site do colegiado: http://www.fafich.ufmg.br/jornalismo/