Pela 2ª vez o Jornalismo UFMG está entre os vencedores do Vladimir Herzog

terça-feira, 24 de agosto de 2021, às 16:18

Os jornalistas Larissa Reis e Breno Benevides, vencedores do 13º Prêmio Jovem Jornalista 2021, promovido pelo Instituto Vladimir Herzog.

Os alunos do curso de Jornalismo da UFMG, Larissa Reis e Breno Benevides, estão entre os vencedores do 13º Prêmio Jovem Jornalista 2021, promovido pelo Instituto Vladimir Herzog. “Os impactos da pandemia da Covid-19 no consumo de redes sociais digitais e os distúrbios de autoimagem em adolescentes e jovens”, com orientação do professor Juarez Guimarães Dias, do Departamento de Comunicação Social, é uma das dez propostas de pauta vencedoras do prêmio.

Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco

O Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco foi idealizado no ano de criação do Instituto Vladimir Herzog, em 2009, “com o objetivo de oferecer aos estudantes de jornalismo a oportunidade de desenvolverem um trabalho jornalístico prático e reflexivo desde o projeto de pauta até a realização final de uma reportagem.

A proposta do prêmio é que todo o processo da produção da reportagem (desde a ideia da pauta, apuração, reportagem e edição final) seja orientado por um professor da instituição de ensino do estudante – e acompanhado por um jornalista mentor especialmente designado pela organização do Prêmio”. Esta é a segunda vez que alunos de Jornalismo da UFMG são vencedores do prêmio. Em 2019, “A face humana dos movimentos imigratórios e de refúgio e seus reflexos na sociedade brasileira”, produzida pelo estudante Gabriel José Faleiro, com orientação da professora Sônia Caldas Pessoa, também foi vencedora.

O estudante Breno Benevides explica como ele e sua dupla chegaram ao tema de pauta:

“O Prêmio surgiu como uma ótima oportunidade pra exercitar o que a gente tinha aprendido nas disciplinas da graduação, principalmente nas relacionadas às redes sociais e questões de autoimagem, como as que o Juarez Guimarães Dias leciona. De início, ficamos um pouco perdidos com o recorte da reportagem, já que as relações com o próprio corpo e as mídias sociais digitais são uma problemática ampla, mas depois de ler e pesquisar sobre o aumento do consumo da internet na pandemia e como os problemas de autoimagem estavam se intensificando entre os jovens, foi quase impossível não escolher esse assunto como tema da nossa proposta de pauta”.

Larissa Reis comenta a importância do Prêmio durante o processo de graduação e formação em Jornalismo:

“O prêmio trouxe uma proposta bastante desafiadora, que é a de encarar os dilemas do nosso tempo que, por vezes, se encontram negligenciados. Essa conquista, portanto, só foi possível diante da possibilidade de dialogar com as nossas próprias experiências no mundo digital. E ter a oportunidade de fazer um trabalho tão significativo ainda na graduação alimenta ainda mais a nossa vontade de seguir, profissionalmente, fazendo um jornalismo que busque evidenciar esses conflitos”

O professor Juarez Guimarães Dias acrescenta que:

“É um grande orgulho estar ao lado de dois jovens e talentosos estudantes que aceitaram com garra e sensibilidade o desafio de um prêmio tão importante como esse. Queremos compartilhar essa alegria com a nossa comunidade e a todas e todos do Curso de Jornalismo da UFMG. Estamos felizes por representar a UFMG e o Estado de Minas Gerais entre os vencedores. Agora vamos cuidar da preparação da reportagem que, esperamos, possa contribuir para o debate”.

Mais informações sobre o Prêmio em: https://vladimirherzog.org/