Eventos

Diálogos sobre o cárcere

O Diálogos Sobre o Cárcere é um evento mensal que está inserido no eixo de formação do Culthis. A partir de alguma expressão artística – filmes, músicas, livros, slam, etc. -, e de falas iniciais de convidados (as), debatemos alguma temática relacionada ao sistema de justiça criminal e ao Abolicionismo Penal. O Diálogos surgiu nos primeiros meses de pandemia, em 2020, de forma virtual e todos os encontros realizados naquele período estão disponíveis no canal do LabTrab no YouTube. Atualmente, o Diálogos acontece de forma presencial.

Os encontros realizados online podem ser visualizados no seguinte link.


Mostra – Trabalho EnCena

A Mostra Trabalho EnCena, em sua primeira edição em 2018 teve como objetivo discutir as repercussões das atuais políticas e direcionamentos no mundo do Trabalho na vida dos trabalhadores. Sendo assim, além da exibição de filmes, documentários e curtas, realizamos um debate aberto com convidados(as) afetos ao tema. Em 2019, na segunda edição da mostra, refletimos sobre quatro temáticas centrais: o trabalho na mineração, racismo e mundo do trabalho, economia solidária e função terapêutica do trabalho, e os desafios da autogestão dos trabalhadores.

Bloco Sem Prisões

O Bloco Sem Manicômios e Sem Prisões é um bloco de carnaval antimanicomial, antiprisional, antiproibicionista, antipunitivista, anticapitalista: anti tudo que segrega, oprime, explora. Nosso objetivo é lutar, dançar, pular, revolucionar, brilhar, cantar, libertar.
Em 2017 saímos pela primeira vez com nossa alegria e defendendo uma sociedade sem prisões e sem manicômios. Em 2018 lotamos a avenida cantando por liberdade. E em 2019 crescemos ainda mais! Nossa folia conta com a energia da Bateria Quebra Tudo da juventude do Ribeiro de Abreu e com a generosidade do Serginho, que nos ajudou nos ensaios e comandou a bateria.
Agora, todos os anos convocaremos toda a força libertária e revolucionária para gritar, tocar e dançar por uma sociedade sem manicômios e sem prisões com a gente. Diante dos retrocessos nas políticas públicas, do encarceramento em massa da juventude pobre e negra e da temerosa volta dos manicômios, estaremos nas ruas por um mundo onde caibam todos os mundos. Onde caibam todos e cada um. Queremos botar nosso bloco na rua e entoar para esta cidade que se não nos deixam sonhar, não os deixaremos dormir: Cantaremos a liberdade – ainda que tam-tam! Vamos juntos quebrar muros, correntes, serrar grades, derrubar manicômios e prisões sonhando, criando, cantando e dançando por um mundo mais livre, sem capitalismo e sem segregações! Afinal, militância também combina com folia e alegria!

Página: clique aqui.


II Colóquio Internacional de Psicossociologia do Trabalho: o agir em pesquisa e intervenção

Categoria: Congresso
Ano: 2015
Página: Facebook