Seminário 1964 e a ditadura militar no quadro transnacional

Entre os dias 25 e 27 de março aconteceu na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG o Seminário “1964 e a ditadura militar no quadro transnacional: novas perspectivas historiográficas”. O evento, organizado pelo Laboratório de História do Tempo Presente (LHTP-UFMG), recebeu os mais de 500 ouvintes inscritos no Auditório Sônia Viegas.

Durante os três dias, houve mesas redondas que reuniram palestrantes de várias partes do Brasil e do mundo; apresentações de trabalhos acadêmicos temáticos desenvolvidos (ou em desenvolvimento) pelos pesquisadores vinculados ao LHTP; e uma exposição que abarcou as diferentes e múltiplas experiências dos variados atores durante o período ditatorial em Minas Gerais, feita em parceria com o projeto “A Ditadura em Minas Gerais: Memória, História e Historiografia”. A programação completa pode ser acessada via Doity.

Foi uma oportunidade de conhecer as novas perspectivas historiográficas de trabalhos recentes, de conversar com autores que dissertam sobre o tema e, especialmente, de dialogar transnacionalmente, entendendo os impactos, as relações e as divergências das diferentes facetas das ditaduras no cenário internacional.

Além disso, foram debatidas as problemáticas que envolvem os recém-completados 60 anos do golpe civil-militar que inaugurou uma ditadura militar no Brasil em 1964. É sempre necessário rememorar e não deixar os eventos que culminaram no 31 de março caírem no esquecimento – para que não aconteça outra vez, nunca mais.

 

Author