Tudo isso porque o Senhor cismou em não descansar no Sexto Dia e sim no Sétimo
E para não ficar com as vastas mãos abanando
Resolveu fazer o homem à sua imagem e semelhança
Possivelmente, isto é, muito provavelmente
Porque era sábado.
Dia da Criação (Por que Hoje é Sábado)
Vinícius de Moraes
Poeta, Compositor, Cantor, Diplomata e Crítico de Cinema
Bem-vindos/as ao ciclo – sabático – de debates Mitologia Greco-Romana no Cinema!
Se a pandemia impôs severas limitações em nossos movimentos e divertimentos, inspirados no “poetinha”, tentamos – como o ποητής (poētēs), aqui apenas no sentido literal do termo grego de “aquele que faz”, “aquele que produz” – contorná-las criando esse ciclo de debates. Cismamos também em não descansar, mas em fazer algo capaz de transformar o fim de tarde de sábado em um momento de ócio criativo que reunisse interessados em mitologia greco-romana e na famosa décima Musa.
No doce recesso do lar, das 17h às 18h40, os inscritos nesta atividade de extensão poderão assistir a e participar de debates com 28 pesquisadores de áreas variadas, como Literatura, Cinema, Filosofia e História, que analisarão temas da cultura greco-romana levados às telas por diretores de vários países, períodos e estilos, bem como discutir o estatuto da imagem e as estratégias narrativas para sua produção.
Esses nove encontros – gratuitos e abertos ao público – são organizados por membros de três universidades mineiras: a Federal de Minas Gerais (UFMG), a Federal de Uberlândia (UFU) e a Federal de Viçosa (UFV). Embora nosso primeiro desejo seja o de divulgar e discutir temas de interesse comum na área de recepção dos clássicos, todos os inscritos terão direito a um certificado, de acordo com sua carga horária de participação.
Que na companhia de professores e amantes da sétima arte, tenhamos todas/os agradáveis e produtivas sessões… e deixemos o descanso para o dies Domini!
Fiant Lux et Tenebrae!