Aula Aberta “Media e Democracia: velhos aliados ou novos inimigos?”

porMobiliza UFMG

Aula Aberta “Media e Democracia: velhos aliados ou novos inimigos?”

O Mobiliza, em conjunto com o PPGCOM-UFMG, apresenta a aula aberta “Media e democracia: velhos aliados ou novos inimigos?”, a ser ministrada pelo Prof. João Pissarra Esteves.

A aula aberta ocorrerá no âmbito da disciplina Comunicação e Espaço Público, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais. A aula ocorrerá no dia 18 de outubro, às 14:00, no auditório Sônia Viegas, da Faculdade de Letras da UFMG.

A aula abordará a distinção entre novos e velhos media tem uma tal evidência que não pode ser contestada, mas é também uma evidência perigosamente óbvia se não merecer o nosso questionamento. Sobretudo quando pensamos os media em termos de comunicação pública e na sua dimensão política; ou mais precisamente ainda, tratando-se da relação dos media com a democracia.

Em vez de arrumar comodamente os media em compartimentos estanques, interessa-nos antes escrutinar a sua desarrumação: compreender como os velhos e os novos media, apesar das diferenças, não são afinal tão diferentes assim entre si. Em concreto no que se refere à sua relação com a democracia, a narrativa que merece ser contada não fala de anjos e demónios; ou talvez dizendo de outro modo, os anjos e os demónios andam aí muito próximos entre si, de uma forma que as perspetivas mais ortodoxas normalmente não imaginam.

A relação dos media com a democracia não é de velhos aliados ou de novos inimigos. É as duas coisas ao mesmo tempo: velhos aliados e novos inimigos, que se habituaram à coexistência desde há muito tempo. Mais do que uma questão de tecnologias, são as nossas sociedades complexas e pluralistas a ditar – no passado e no presente – as condições dessa coexistência; em função das culturas e dos recursos cívicos presentes (ou ausentes) no seu interior.

Para além, obviamente, da própria noção de democracia que tenhamos em mente (quando questionamos o papel político dos media). Não será a forma mais canónica para uma conclusão, mas a pergunta indispensável é esta: de que falamos realmente quando falamos de democracia? E da resposta a esta pergunta depende muito – quase tudo – daquilo que se possa dizer sobre os media.

JOÃO PISSARRA ESTEVES​

Doutor em Ciências da Comunicação, pela Universidade Nova de Lisboa, e Professor Agregado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas desta mesma universidade. Obras principais em livro (autor): Sociologia da Comunicação (2012); O Espaço Público e os Media (2005); Espaço Público e Democracia (2003 – edição em Portugal e no Brasil); A Ética da Comunicação e os Media Modernos (3.ª ed., 2007). Organizador editorial: Comunicação e Identidades Sociais (2008); Media e Sociedade (2.ª ed., 2009); Niklas Luhmann – a improbabilidade da comunicação (1993).

Mobiliza UFMG administrator

O Grupo de pesquisa em Comunicação, Mobilização Social e Opinião Pública (Mobiliza) consolida uma linha de estudos e de investigação iniciada em 1999, com o propósito de compreender a comunicação em processos de mobilização social. Tendo constituído projetos de ensino e de extensão no âmbito da Graduação em Comunicação Social desde então, bem como gerado publicações e intensos intercâmbios em relação à temática, o Mobiliza assume, em 2014, a forma de um grupo de pesquisa registrado no DGP-CNPq, tendo os seguintes eixos de investigação: a formação e movimentação de públicos, as dinâmicas da opinião pública, os processos de comunicação para mobilização social e os processos de comunicação pública.