Mobiliza promove a I Jornada de Comunicação Pública UFMG/UFRGS

porMobiliza UFMG

Mobiliza promove a I Jornada de Comunicação Pública UFMG/UFRGS

O Mobiliza realizou, nos dias 20 e 21 de outubro, a I Jornada de Comunicação Pública UFMG/UFRGS, com o objetivo de reunir pesquisadores (docentes e discentes) da UFMG e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em especial dos grupos Mobiliza e NUCOP/UFRGS – Núcleo de Pesquisa em Comunicação Pública e Política.​

A Jornada constitiu em uma importante atividade de discussão das pesquisas discentes e ex-discentes, bem como de perspectivas e abordagens dos respectivos docentes orientadores. Participaram com papers 18 pesquisadores de ambas as universidades. A temática da Jornada se desdobrou nos seguintes subtemas: Redes de comunicação no espaço público, confrontos entre os interesses privados e públicos, o poder das instituições públicas e sistemas públicos de comunicação, formação da opinião pública, mobilização de atores no espaço público, dilemas da visibilidade pública, estratégias e táticas de comunicação no espaço público.

As atividades foram coordenadas localmente pelos professores Márcio Simeone Henriques e Ângela Cristina Salgueiro Marques, com a participação especial do Prof. João Pissarra Esteves, da Universidade Nova de Lisboa, Portugal, que estará realizando atividades acadêmicas conosco, como visitante. Pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, os trabalhos foram coordenados pela Profa. Maria Helena Weber, líder do NUCOP.

Sobre o Autor

Mobiliza UFMG administrator

O Grupo de pesquisa em Comunicação, Mobilização Social e Opinião Pública (Mobiliza) consolida uma linha de estudos e de investigação iniciada em 1999, com o propósito de compreender a comunicação em processos de mobilização social. Tendo constituído projetos de ensino e de extensão no âmbito da Graduação em Comunicação Social desde então, bem como gerado publicações e intensos intercâmbios em relação à temática, o Mobiliza assume, em 2014, a forma de um grupo de pesquisa registrado no DGP-CNPq, tendo os seguintes eixos de investigação: a formação e movimentação de públicos, as dinâmicas da opinião pública, os processos de comunicação para mobilização social e os processos de comunicação pública.