O desenvolvimento de software e os imaginários em torno dos mundos digitais

O DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE E OS IMAGINÁRIOS EM TORNO DOS MUNDOS DIGITAIS. APORTES À COMPREENSÃO DE CONTROVERSIAS E LUTAS NO ÂMBITO DE SISTEMAS SOCIOTÉCNICOS DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.

2018 – Atual

​Descrição

O projeto pretende entender a relação entre o tipo de sociedade que está se conformando com o uso massivo e exponencial das tecnologias de informação e comunicação (TICs) e o mundo como imaginado pelos atores envolvidos no desenvolvimento de softwares. Assim, o objetivo é identificar e compreender algumas das representações e metáforas – dimensão cultural – presentes nos discursos dos desenvolvedores de softwares que se articulam com o trabalho de dar forma e conteúdo ao tipo de sociedade do presente e do futuro. Questões como distopias, ficção científica, futurologia, aparecem e alimentam imaginários sociais que, potencialmente, estão associados à tarefa do design tecnológico. Nosso projeto é limitado às cidades de Córdoba, Santiago do Chile, Cidade do México, Salvador e Belo Horizonte. Pretende ainda explorar as opiniões existentes entre os diferentes atores ligados ao desenvolvimento de softwares, em torno de aspectos controversos, tais como: relações interpessoais e socialização mediada por TICs, processos de aprendizagem, acesso à informação e conhecimento, governança na Internet, interfaces homem/máquina, uso e proteção de dados pessoais, conhecimento/arte e criatividade como valores de mercado, articulações/tensões entre tempos de lazer, software libre x software proprietário, tecnologia e cuidado com o meio ambiente, entre outras questões. A análise compreenderá as representações sociais que fundamentam essas opiniões, as metáforas através das quais elas são expressas e os imaginários que as articulam. Para isso, a metodologia consiste em entrevistas com um grupo de especialistas, vinculados a empresas privadas, universidades e ao movimento de software livre ou comunidades de usuários/produtores. Serão relizadas observações participantes em eventos de programadores, onde são colocadas em diálogo as demandas de organizações em torno de um problema social específico, que é acompanhado com o desenvolvimento de soluções por grupos de desenvolvedores de software. O estudo será realizado em 8 semestres, a partir do 2.o semestre de 2018 por equipes de pesquisadores de Argentina, Chile e Brasil, sob coordenação da Profa. Dra. Susana Morales, da Universidade Nacional de Córdoba (Argentina). A equipe da UFMG se encarregará da produção de dados na cidade de Belo Horizonte e participará de eventos presenciais e on line de discussão e análise com as demais equipes estrangeiras. Como resultado, prevê-se o impacto social da geração de conhecimento (na forma de pesquisa-ação), com um conjunto de produtos (livros de ficção, documentários) que servem como gatilhos de espaços para a reflexão em instituições ou organizações educacionais de usuários, com a implementação futura de grupos de discussão que permitam a abertura para outras linhas de ação e pesquisa.

​Pesquisadores Responsáveis

Diretora: Dra. Susana Morales

Co-Diretora: Mestre Mary Elizabeth Vidal

Integrantes: Dra. Victoria Mendizabal, Lic. Félix Lovera, Lic. Rafael Camino

Pesquisadores em formação: Lic. Matías Bordone, Lic. Federico Mathe, Lic. Nancy Arias, Lic. Agostina Lauría

Consultores acadêmicos: Dr. Pedro Reyes García (Chile), Dr. Márcio Simeone Henriques (Brasil), Mestre Laura Nayara Pimenta (Brasil), Graciela Natansohn (Brasil)