PPGCOM-UFMG realiza curso internacional “Comunicação Política e Media”

porMobiliza UFMG

PPGCOM-UFMG realiza curso internacional “Comunicação Política e Media”

Realizado no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG, o curso será ministrado pelo Prof. Dr. João Pissarra Esteves (Universidade Nova de Lisboa), entre os dias 10 e 14 de outubro, das 08 às 12 horas. O curso ocorrerá no Auditório Professor Baesse, na FAFICH, e tem inscrições gratuitas.

O curso visa abordar a comunicação política no contexto do media matrix e sua relação transmutada com a democracia – a linguagem entre epistemologia e funcionalidade. Dentro dessa proposta, o curso foi estruturado em quatro tópicos:

1. A Política Moderna e a Comunicação Política – entre media e espaço público

2. A Estrutura da Comunicação Política e as Linguagens Políticas Especializadas

3. Eleições e Espetáculo Político

4. Estruturas do Diálogo em Democracia

As inscrições estão abertas e devem ser realizadas pelo e-mail mobiliza@ufmg.br. As mensagens enviadas para inscrição devem conter nome e vínculo institucional (se existente). As inscrições acontecem até o dia 06 de outubro, e as vagas são limitadas.

JOÃO PISSARRA ESTEVES

Doutor em Ciências da Comunicação, pela Universidade Nova de Lisboa, e Professor Agregado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas desta mesma universidade. Obras principais em livro (autor): Sociologia da Comunicação (2012); O Espaço Público e os Media (2005); Espaço Público e Democracia (2003 – edição em Portugal e no Brasil); A Ética da Comunicação e os Media Modernos (3.ª ed., 2007). Organizador editorial: Comunicação e Identidades Sociais (2008); Media e Sociedade (2.ª ed., 2009); Niklas Luhmann – a improbabilidade da comunicação (1993).

Sobre o Autor

Mobiliza UFMG administrator

O Grupo de pesquisa em Comunicação, Mobilização Social e Opinião Pública (Mobiliza) consolida uma linha de estudos e de investigação iniciada em 1999, com o propósito de compreender a comunicação em processos de mobilização social. Tendo constituído projetos de ensino e de extensão no âmbito da Graduação em Comunicação Social desde então, bem como gerado publicações e intensos intercâmbios em relação à temática, o Mobiliza assume, em 2014, a forma de um grupo de pesquisa registrado no DGP-CNPq, tendo os seguintes eixos de investigação: a formação e movimentação de públicos, as dinâmicas da opinião pública, os processos de comunicação para mobilização social e os processos de comunicação pública.