NEPEM
BUSCA
MENU

Mulheres promotoras de cidadania

Realizado entre 2011 e 2012, é fruto de parceria e financiamento entre ProExt/MEC e ProEx/UFMG.

O Programa possui três eixos de ação, o Eixo Formativo, Eixo Mulheres Prostitutas e Eixo Mulheres Encarceradas. A proposta do programa está baseada no Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as mulheres no Brasil.

Está vinculado às diretrizes do feminismo acadêmico, um dos principais suportes teóricos a orientá-lo, unindo o saber teórico com a prática a fim de promover cidadania.

Divide-se em duas etapas,: a primeira é de formação voltada para Direitos Humanos e Justiça com lideranças mulheres de comunidades. A segunda parte do Programa é voltada para a questão das mulheres encarceradas e mulheres prostitutas e tem como abordagem a violência que elas sofrem diante de instituições responsáveis pela segurança, saúde e bem-estar da mulher.

A metodologia nessa etapa é diferente da do Eixo de Formação, trata-se de uma intervenção que contemple a questão do  trabalho, saúde e direitos, primordialmente através da desconstrução de premissas preconceituosas do que de informações sobre quais são os direitos negados a essas mulheres e a quem e como elas deveriam reivindicá-los.

Parceiros

ProExt/MEC
ProEx/UFMG