Conheça as pessoas que fazem o Nepem acontecer:
Email: analuisamachadodecastro@gmail.com
Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Direitos Humanos pelo Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos da Universidade Federal de Goiás (UFG). Possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Uberlândia (2015). Faz parte do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher (NEPEM). Tem experiência na área de Direitos Humanos, com ênfase nas questões de gênero e raça. É sócia da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) (ABPN).
Email: anandawmarques@gmail.com
É doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Mulher – NEPEM da UFMG. Possui graduação em Ciência Política pela Universidade de Brasília (2016) e mestrado em Ciência Política pela Universidade de Brasília (2019).
Email: barbara.angove@gmail.com
Doutoranda em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Possui Graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Membro do NEPEM (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher, UFMG). Atua principalmente nos seguintes temas: Gênero e Relações Internacionais. Representação Política de Mulheres.
Email: brenocypriano@gmail.com
Atualmente realiza estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (UFMG). Atuou como professor substituto do Instituto de Ciência Política (UnB). É doutor em Ciência Política (UFMG), mestre em Ciência Política (UFMG) e bacharel em Ciências Sociais (UFMG). Realizou atividades como pesquisador do Centro de Estudos Legislativos (CEL), no Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre a Mulher (NEPEM), no Centro do Interesse Feminista e de Gênero (CIFG) e no Observatório da Justiça Brasileira (OJB) do Centro de Estudos Sociais da América Latina (CES/AL), todos na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e, também, no Instituto FSB Pesquisa. Tem experiência nas áreas de Ciência Política, Teoria Política, Estudos pós-coloniais, Gênero e Políticas Públicas, Mulheres na Política, Minorias Políticas, Teoria do Reconhecimento, Teorias da Justiça, Sexualidade, Teoria Política Feminista Ocidental e Latino-americana.
Email: cristianor@gmail.com
Professor Adjunto do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFMG (PPGCP-UFMG). Doutor em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ). Foi pesquisador visitante do Departamento de Sociologia e do Centro de Educação em Gênero e Sexualidade da San Francisco State University. Foi também professor do Departamento de Estudos de Gênero e Diversidade da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pesquisador do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher – NEIM/UFBA. Atualmente é coordenador da Área Temática de Raça, Etnicidade e Política (em parceria com o Prof. Luiz Augusto Campos – IESP-UERJ) e do Comitê de Gênero, Raça e Diversidade Sexual (com as Profas. Danusa Marques – UnB e Layla Carvalho – Unilab) da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP). Pesquisador do MARGEM – Grupo de Pesquisa em Democracia e Justiça, NEPEM – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher (ambos vinculados ao PPGCP-UFMG) e da Rede de Pesquisas em Feminismos e Política. Pesquisador Associado do NETSAL – Núcleo de Estudos de Teoria Social e América Latina do IESP-UERJ. Prof. Rodrigues coordena atualmente duas pesquisas. A primeira, intitulada "Mulheres Negras em Movimento(s): trajetórias, intersecções e novos cenários para a teoria e práxis feminista negra no Brasil", investiga a trajetória dos feminismos negros no país e a incorporação do pensamento social e político construído por feministas negras nas ciências sociais brasileiras. Seu segundo projeto de pesquisa "Movimentos Sociais e Estado na América do Sul: trajetórias e estratégias políticas das organizações dos movimentos negros no Brasil e na Colômbia" examina as relações entre movimentos afrolatinos e o Estado no Cone Sul. Seus interesses de pesquisas se concentram nas seguintes áreas: teoria democrática, teoria de movimentos sociais, perspectivas comparadas sobre a Afrolatino-América, representação e participação política de minorias na América Latina, feminismo negro, estudos de gênero e sexualidade em sua interface com raça e racismo.
Ex integrante do NEPEM UFMG
Currículo Lattes
Email:
Email: greciamara@yahoo.com.br
Mestranda em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais, formada em Direito na Universidade Federal de Viçosa e especialização em Direito Processual pela PUC Minas. Servidora pública estadual da Secretaria de Planejamento e Gestão atuando na modernização e inovação dos serviços públicos. Com experiência em participação e regionalização, tendo trabalhado no processo dos Fóruns Regionais que visava a aproximação do governo ao cidadão. Advogada com experiência nos ramos contratual, processual civil, penal e administrativo.
Email: kaufjm@gmail.com
Doutoranda em Ciência Política (UFMG) e em Filosofia (UNLP, Argentina). Fez mestrado em Bioética (FLACSO, Argentina) e graduação em Filosofia (UNT, Argentina). Atualmente é bolsista da CAPES pelo “Programa de Alianzas para la Educación y la Capacitación” da OEA. Tem atuação nas seguintes áreas: movimentos sociais, estudos de gênero e sexualidade, epistemologias decoloniais e ética em pesquisa.
Email: johanna.monagreda@gmail.com
Doutoranda em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais, Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher – NEPEM. Possui graduação em Ciência Política – Universidad Central de Venezuela (2002) e mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Estado e Governo e Pesquisa Acadêmica, atuando principalmente nos seguintes temas: multiculturalismo, afrodescendência e movimento negro, teoria do reconhecimento, teoria de gênero, desenho institucional, igualdade racial, feminismo.
Email: jugtolentino@gmail.com
Bacharela em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou como estagiária de extensão e pesquisa no Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher – NEPEM/ UFMG nos projetos “Fórum das Mulheres do Vale do Jequitinhonha” e “Mulheres Construindo Cidadania: iniciativas para o empoderamento econômico de mulheres e construção da igualdade de gênero em Minas Gerais” (2016-2018). Foi voluntária de iniciação científica no projeto de pesquisa “Mulheres Negras em Movimento(s): trajetórias, intersecções e novos cenários para a teoria e práxis feminista negra no Brasil” (2016-2017) e estagiária de extensão e pesquisa no Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão Conexões de Saberes/ UFMG. Neste, compôs a equipe do Programa de Educação Tutorial / PET – Conexões (2013-2015), desenvolvendo o “Mapa Digital dos Movimentos de Resistência da Juventude Negra de Belo Horizonte e Região Metropolitana”, e do projeto “Memórias em Conexão” (2015). Principais temas de interesse: relações étnico-raciais; feminismos; lesbianidades, sexualidades e identidades de gênero; movimentos sociais; literatura de mulheres negras; teoria pós-colonial e teoria decolonial.
Email: laurafrancamartello@gmail.com
Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (PPG DCP-UFMG) e Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher (NEPEM-UFMG) e do Centro do Interesse Feminista e de Gênero (CIFG-UFMG). Mestre em Ciência Política com o trabalho "Tensões e desafios na construção de espaços e encontros entre feministas autonomistas no contexto brasileiro e latinoamericano (2011-2014)", atuou em diversas pesquisas e projetos de extensão com enfoque em participação, representação e políticas públicas para mulheres no Brasil e América Latina. Pesquisa movimentos sociais, em especial os movimentos feministas no Brasil e na América Latina, estando atualmente dedicada ao estudo dos encontros e festivais de feminismos autonomistas, em especial nas suas práticas de enfrentamento a etariasmos, lesbofobia, transfobia, racismo e especismo. Também possui experiência no trabalho com grupos, especialmente na realização de oficinas de sensibilização e capacitação em temáticas de gênero, diversidade sexual, questão étnico-racial, direitos humanos em comunidades, organizações, escolas e outras instituições. Ampla experiência em pesquisa com metodologias qualitativas, em especial realização e análise de entrevistas, utilizando softwares como Nvivo, AtlasTi, Dedoose, entre outros.
Email: liviapsz@gmail.com
Doutoranda em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais, possui Mestrado em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUC/RS) (2013), tendo obtido o título com louvor. É especialista na temática de gênero e violência contra as mulheres, tendo atuado como assessora jurídica e coordenadora de projetos na ONG Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos e como advogada voluntária do Grupo G8- Generalizando: Direitos Sexuais e de Gênero do Serviço de Assessoria Jurídica Universitária (SAJU) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Integrou o Grupo Assessor da Sociedade Civil da ONU Mulheres Brasil. Atualmente, é pesquisadora do NEPEM (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher), vinculado ao curso de Ciência Política/UFMG.
Email: alucianandrade@gmail.com
Doutoranda em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCP/UFMG). Mestra em Ciência Política pela mesma instituição, com bolsa CAPES. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). É pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher (NEPEM/UFMG). Na dissertação, orientada pela Professora Doutora Marlise Matos, desenvolveu sobre o tema da implementação da Lei Maria da Penha no Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Atualmente participa de pesquisas relacionadas aos temas: Feminicídio, violência contra as mulheres e acesso à justiça no estado de Minas Gerais e Órgãos de mulheres nos partidos políticos brasileiros, ambos financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG). Tem interesse pelos seguintes temas: Estudos de Gênero, violência contra as mulheres, acesso à justiça, conferências de política para as mulheres, formação política para mulheres e participação política de mulheres no legislativo.
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), Aperfeiçoamento em Metodologia Quantitativa pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestrado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), Doutorado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas- SBI/IUPERJ (1998), Formação Complementar em Direito Internacional dos Direitos Humanos pela Universidad de La Republica (UDELAR, 2005) e Universidad de Buenos Aires (UBA, 2009), com apoio das Nações Unidas (ACNUR e ACNUDH). Atuou como Professora Agregada do Departamento de Sociologia e Política da PUC-Rio (1996-2005). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais e Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher – NEPEM e do Centro do Interesse Feminista e de Gênero – CIFG (UFMG). É também Representante latino-americana do Research Comittee 32 Women in Society, da International Sociological Association (ISA) e também é Representante latino-americana da SWS – Sociologists for Women in Society. Foi Assessora da Sociedade Civil da ONU Mulheres Brasil por dois mandatos (2013-2014 e 2015-2016). Como pesquisadora tem atuado na área das relações de gênero, de avaliação de políticas públicas, de representação e participação políticas, movimentos sociais e minorias e comportamento político de mulheres. Tem experiência também nas áreas de sociologia e política das relações de gênero, desigualdades sociais, planejamento, avaliação e monitoramento de políticas públicas, direitos humanos e cidadania. Dentre os trabalhos mais recentes destaca: SIMOES & MATOS. Modern Ideas, Traditional Behaviors, and the Persistence of Gender Inequality in Brazil, International Journal of Sociology (2008); MATOS, Marlise. Teorias e Gênero ou Teorias de gênero, Revista Estudos Feministas (2008); MATOS, Marlise. Justiça Social e Representação Democrática: é Possível Incluir Democraticamente no Brasil? O Caso das Mulheres Candidatas na Política, Livro Região e Poder (2010). Como produção técnica ressalta: a criação de índices de Conservadorismo político (ICP) e Tradicionalismo de gênero (ITG) a partir de um survey com eleitores realizado ao longo do processo eleitoral de 2010 (Consórcio Berta Lutz, SPM/PR), a elaboração dos Planos Decenal e Plurianual da Assistência Social do Estado de Minas Gerais, a revisão do Plano Estadual de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes de MG, a elaboração do Sistema de Informação e Monitoramento da Assistência Social do Estado de Minas Gerais (2008) e o Índice de Elegibilidade dos Municípios Brasileiros ao Programa Sentinela (Programa Nacional de Combate à Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes) – IEMS, Índice Multicritério, elaborado no escopo da Pesquisa de Avaliação e Monitoramento do antigo Programa Sentinela, Ministério de Desenvolvimento Social (Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação) e PNUD-Brasil, Julho de 2005 e o “Módulo contendo Indicadores de Monitoramento, Banco de Praticas e Padrões Mínimos de Qualidade” para o Programa Sentinela (Programa Nacional de Combate à Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes), Julho de 2006.
Email: p.osakabe@gmail.com
Mestranda em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com pesquisa voltada para relações entre Estado e sociedade civil financiada pela FAPEMIG. Bacharela em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. Prestou consultoria para o International Policy Centre for Inclusive Growth (IPC-IG), centro de pesquisa filiado ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (UNDP), ao IPEA e ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.
Mestranda e pesquisadora
Email: pauladdornelas@gmail.com
Mestranda em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e bolsista da CAPES/Proex. É especialista em Cidadania e Direitos Humanos no Contexto das Políticas Públicas pela PUC Minas e graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela UFMG. Integra o Margem – Grupo de Pesquisa em Democracia e Justiça, da UFMG, e o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão: Direitos Sociais e Migração, da PUC Minas. É integrante do Cio da Terra – Coletivo de Mulheres Migrantes e foi voluntária da área de Comunicação do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados/ Centro Zanmi. Pesquisa, atua e tem interesse nas temáticas da migração internacional, gênero, teoria democrática e teoria crítica.
Email: pedro.barbabela@gmail.com
Mestrando em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCP/UFMG). Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Mulher (NEPEM/UFMG) e do Centro do Interesse Feminista e de Gênero (CIFG/UFMG). Analista de Pesquisa na TODXS Núcleo (http://nucleo.todxs.org). Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), com período sanduíche na Universidade do Porto, em Portugal, onde estudou Línguas e Relações Internacionais. É membro da ABCP (Associação Brasileira de Ciência Politica), da LASA (Latin American Studies Association) e da Rede de Pesquisas em Feminismos e Política. Foi bolsista-estagiário na SEPLAN/Assessoria de Relações Internacionais da PUC Minas, atuando nos setores de Programas Acadêmicos e Suporte e Projetos. Participou de projetos de extensão como o Parlamento Jovem, o MINIONU e o Conjuntura Internacional. Possui interesse em política internacional, movimentos sociais, questões de gênero, feminismo e sexualidade.
Email: mfernandes.talita@gmail.com
Mestranda em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Bacharela em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB). Durante a graduação participou de projetos de cunho social, tais como: AMUN Kids (extensão); UMANITÀ (grupo de debate em direitos humanos); Simulações das Nações Unidas; Centro Acadêmico; e Movimento Empresa Júnior. Estagiou na Divisão de Direitos Humanos do Ministério das Relações Exteriores (MRE). Realizou intercâmbio na International Language Academy of Canada (ILAC), em Vancouver. Nos últimos anos tem retomado algumas das temáticas trabalhadas na graduação, a saber: Direito Internacional dos Direitos Humanos, a Saúde Internacional da Mulher e a Política Internacional. Recentemente formou-se Doula, pelo Grupo Mulheres Empoderadas (SP), curso em que aprofundou os conhecimentos em Parto Humanizado, bem como Direitos Sexuais e Reprodutivos.
Email: thiagocoacci@gmail.com
Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2011), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014) e doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018). Atualmente é professor substituto da Universidade Federal de Minas Gerais no departamento de Ciência Política. Integra a Comissão de Diversidade Sexual da OAB-MG, da qual foi membro fundador e ocupou o cargo de Vice-Presidente. Criador e host do Larvas Incendiadas, um podcast quinzenal de divulgação científica de estudos de gênero e sexualidade. Atua principalmente nos seguintes temas: Movimentos Sociais; Produção de Conhecimento; Gênero e Sexualidade; Transexualidade e Travestilidade; Direitos Humanos; Teoria Queer e Feminista.