Debret
Jean Baptiste Debret estudou na Academia de Belas Artes, sob orientação do célebre pintor francês Jacques-Louis David (1748-1825), formando-se, desta forma, dentro dos ideais neoclássicos.
Atuou, primeiramente como pintor de história, porém, trabalhou também na ornamentação de edifícios públicos e particulares junto a arquitetos conceituados do período.
Tornou-se, no ano de 1806, pintor da corte de Napoleão. Todavia, com a queda do imperador francês, integrou, em 1816, a Missão Artística Francesa, que objetivava promover o ensino artístico no Brasil. No Brasil, lecionou pintura em seu ateliê e realizou, em 1818, com o arquiteto Grandjean de Montigny, também integrante da Missão, ornamentações nas ruas da cidade carioca, para a aclamação de D.João VI.
Somente no ano de 1826, é que Debret começou a dar aulas de pintura histórica na Academia Imperial de Belas Artes. Simultaneamente, visitou várias cidades do país, representando suas paisagens e costumes.
Trabalhou como pintor da corte, representando acontecimentos ilustres e cenas oficiais, que revelam seu papel de ilustrador e documentarista dos acontecimentos modernos. A maioria de suas telas parece ser destinada à gravura; Debret e a corte possuíam consciência da importância da circulação das gravuras para a divulgação da imagem do Estado. O artista atribuía à obra um caráter cívico, demonstrando grande preocupação quanto à necessidade de criação de um imaginário político.
Debret retorna à França em 1831. Parte das aquarelas feitas no Brasil, litografadas, ilustram a obra Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil, publicada entre 1834 e 1839. O livro, em três volumes, trata das florestas e dos selvagens, das atividades agrárias, do trabalho escravo e também dos acontecimentos políticos e culturais. Destaca-se a preocupação documental do artista, que representa cenas típicas de atividades e costumes do Rio de Janeiro, procurando traçar um painel social da cidade.
Debret, “Vista do Largo do palácio no dia da Aclamação de Dom João VI”
Debret, Cabana de Índios
Debret, Índia
Debret, Pequena Moenda Portátil
Debret, Senhora Brasileira