Chamada para Seminário Temático: Encontro de Saberes – Transversalidades e Experiências – para a VII Reunião de Antropologia da Ciência e da Tecnologia (REACT)

terça-feira, 04 de dezembro de 2018, às 12:48

Prezado(a)s Colegas,

Foi aprovado o Seminário Temático “Encontro de Saberes – Transversalidades e Experiências“, proposto por Marcio Goldman, Isabel Santana de Rose e Edgar Rodrigues Barbosa Neto para a VII Reunião de Antropologia da Ciência e da Tecnologia (REACT), a se realizar em Florianópolis, entre os dias 07 e 10 de maio de 2019.

O nosso objetivo é dar continuidade às discussões que começamos em São Paulo na REACT de 2017.  O período para inscrição de propostas de apresentação está aberto até 5 de janeiro de 2019.  As informações seguem abaixo.

Abraços, Edgar

Resumo de nossa proposta:

Retomando discussões iniciadas durante a VI ReACT, este seminário pretende reunir diferentes reflexões de natureza etnográfica, político-pedagógica e epistemológica tendo por objeto as experiências de “encontro de saberes” em contextos acadêmicos, englobando ao menos três tipos de iniciativas: 1) as direcionadas para a inclusão de mestres e mestras do conhecimento tradicional como professores;

2) aquelas em que os(as) estudantes tiveram acesso à universidade por meio de políticas de ação afirmativa ou vestibular diferenciado;

3) aquelas em que os(as) estudantes estão matriculados(as) em cursos de natureza intercultural, incluindo licenciaturas indígenas e quilombolas, entre outros.

Nosso objetivo central é examinar as consequências desses encontros sobre as práticas de conhecimento e as formas de organização acadêmicas e os diferentes modos em que esses encontros são implementados por seus participantes nos contextos fora da universidade. O debate em torno dos “riscos” implicados nesses encontros é parte fundamental da proposta: de um lado, um “verticalismo hierarquizante”, que apenas inverteria a posição respectiva de saberes acadêmicos e não acadêmicos; de outro, um “horizontalismo democratizante”, supondo que as relações entre esses saberes são de mera equivalência e que, no fundo, as diferenças não importam. Nesse sentido, nossa sugestão é um esforço para pensar a relação entre saberes heterogêneos enquanto heterogêneos numa experiência de “transversalidade criativa”.

As inscrições de resumos de apresentação poderão ser efetuadas de 03/12/2018 a 05/01/2019, com a seleção sendo realizada até 19/01/2019, e a divulgação dos resumos aprovados até 28/01/2019.

Eis as instruções:

. As inscrições para todas as modalidades de participação no evento serão realizadas através do menu de inscrições do site do evento: https://www.doity.com.br/viireact;

. Os períodos de inscrição e demais prazos para cada uma das categorias podem ser consultados nas instruções de inscrição contidas na página do evento, em “Cronograma”;

. Os dados informados na inscrição serão utilizados para a expedição dos certificados;

. No formulário de inscrição no site deverá ser informado os dados institucionais e pessoais do/a participante, título do trabalho e resumo, escolhendo um dos seminários temáticos do evento para submissão do trabalho;

. Opcionalmente, pode-se submeter a uma segunda opção de seminário temático o trabalho, informando-o no campo adequado no formulário, para o caso do seminário escolhido em primeiro lugar não selecionar o trabalho. Neste caso, a coordenação do seminário indicado em segunda opção será consultada, caso exista vaga disponível para apresentação no cronograma do ST;

. As coordenações de seminários temáticos selecionarão os trabalhos submetidos, em com um mínimo de 6 trabalhos por ST, a compor 1, 2 ou 3 sessões no evento de apresentação de trabalhos.