Notícias

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O SEMINÁRIO “OS FINS NESTE: IMAGENS DO ANTROPOCENO”

terça-feira, 21 de novembro de 2017, às 12:10
INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O SEMINÁRIO “OS FINS NESTE: IMAGENS DO ANTROPOCENO”

Entre os dias 29 de Novembro e 02 de Dezembro, o seminário “Os fins neste mundo: imagens do Antropoceno” reunirá lideranças e pesquisadorxs indígenas, quilombolas, cineastas, antropólogxs e filósofxs para  uma série de encontros e debates em torno das urgências e modos de (r)existência  no mundo em que estamos e num (ainda mais) indesejável mundo por vir.

Datas: 29 novembro a 02 dezembro
Local: Cine Humberto Mauro/Palácio das Artes

Participam: Alberto Pizango (Shawi/Peru) | Antonio Bispo | Sueli Maxakali | Adirley Queiros | Douglas Krenak | Genito Gomes (Kaiowa) | Isael Maxakali | Divino Tserewahu | Déborah Danowski | Eduardo Viveiros de Castro

Seminário gratuito. Será entregue certificado para participantes que assinarem a lista de presença. Mais informações abaixo. Garanta já sua inscrição! http://bit.ly/2hFz4ov

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

28 de Novembro

19h  ABERTURA SEMINÁRIO
OS FINS NESTE MUNDO: IMAGENS DO ANTROPOCENO
When Two Worlds Collide (Quando Dois Mundos Colidem), direção: Heidi Brandenburg Sierralta, Mathew Orzel, Peru/EUA/Reino Unido, 103′
Sessão comentada por Alberto Pizango/ Peru

29 de Novembro

15h SEMINÁRIO OS FINS NESTE MUNDO: IMAGENS DO ANTROPOCENO
MESA 1 –  O fim neste mundo
Com: Douglas Krenak, Genito Gomes (Kaiowa) e Isael Maxakali
Filme: Bento, Gabriela Albuquerque, Luisa Lanna, 8′
 
30 de Novembro
15h SEMINÁRIO OS FINS NESTE MUNDO: IMAGENS DO ANTROPOCENO
MESA 2 –  O fim deste mundo
Com: Alberto Pizango (liderança Shawi/ Peru) e Antônio Bispo dos Santos (Nêgo Bispo)
Filme: Les Eaux (As Águas), Kapwani Kiwanga, França/Benim, 16′
01 de Dezembro
 
15h SEMINÁRIO OS FINS NESTE MUNDO: IMAGENS DO ANTROPOCENO
MESA 3 –  Para filmar o fim do mundo
Com: Adirley Queirós, Divino Tserewahú /Xavante, Sueli Maxakali

02 de Dezembro

17h SEMINÁRIO OS FINS NESTE MUNDO: IMAGENS DO ANTROPOCENO
CONFERÊNCIA Os fins dos mundos
Com: Déborah Danowski e Eduardo Viveiros de Castro
Local: Parque Municipal – gramado próximo à entrada do Cine Humberto Mauro (sujeito ao tempo)

MINI-CURRICULOS

Adirley Queirós é um cineasta brasileiro, diretor de filmes premiados nacional e internacionalmente: Era uma vez Brasília (2017), Branco Sai, Preto Fica (2014), A Cidade É Uma só? (2012).

Alberto Pizango, da etnia Shawi, é o atual presidente da AIDESEP, a principal organização de direitos indígenas no Peru. Pizango tem resistido ativamente contra a venda de concessões de petróleo pelo governo a empresas estrangeiras em terras legalmente intituladas aos povos indígenas na Amazônia peruana.

Alberto Alvares, realizador da etnia Guarani Nhandeva, nascido em MS, de onde partiu ainda muito jovem. Atualmente vive em uma nova aldeia na cidade de Maricá, RJ, junto a outras famílias de seu povo. Iniciou sua formação em audiovisual no Curso de Formação Intercultural de Educadores Indígenas/UFMG. Em sua filmografia se destacam os longa metragens “Os Verdadeiros Líderes Espirituais” (2014) e “A Origem da Alma” (2015). Atualmente ministra oficinas e segue experimentando a linguagem audiovisual e realizando belos filmes autorais.

Antônio Bispo dos Santos, escritor e liderança quilombola da comunidade Saco do Curtume, município de São João do Piauí, é autor de Colonização, quilombos: modos e significações, publicado em 2015 pelo INCT de Inclusão/CNPq/UNB.

Deborah Danowski professora do Departamento de Filosofia da PUC-Rio. Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq. Linhas de pesquisa: Filosofia Moderna, Metafísica, Novas Ontologias, Pensamento Ecológico. Pós-doutorado junto à Universidade de Paris IV (Panthéon-Sorbonne).

Divino Tserewahú Tsereptse é Xavante da aldeia de Sangradouro (MT), Divino seguiu o trabalho iniciado pelo irmão junto ao Vídeo nas Aldeias, desde  1990. Participou da equipe do “Programa de Índio” para TV. Seu filme “Wapté Mnhõnõ, A Iniciação do Jovem Xavante” foi premiado em vários festivais. Realizou ainda: “Waiá Rini, O poder do Sonho” (2001), “Daritidzé, Aprendiz de Curador” (2003), “Sangradouro”, e “PI’ÕNHITSI, Mulheres Xavante sem nome”. É personagem central de “O Mestre e o Divino” dirigido por Tiago Campos Torres, vencedor do Festival de Cinema de Brasília como melhor documentário em 2013. Ministra oficinas para jovens indígenas de diferentes etnias em todo o país.

Douglas Krenak, jovem liderança de seu povo é jornalista, presidiu o Conselho dos Povos Indígenas de MG (2005-09) e atua pela divulgação e preservação do modo de vida do povo krenak.

Eduardo Viveiros de Castro, professor do Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Publicou inúmeros artigos e livros, considerados como importante contribuição para a antropologia brasileira e a etnologia americanista, entre eles Fromtheenemy’s point o fview: humanity and divinity in an Amazonian Society e  A inconstância da alma selvagem. Lecionou na École des Hautes Études en Sciences Sociales, na Universidade de Chicago e na Universidade de Cambridge.

Genito Gomes, liderança Guarani e Kaiowá da retomada Tekoha Guaiviry, próxima ao município de Aral Moreira (MS). É um dos realizadores dos filmes Ava Yvy Vera – A Terra do Povo do Raio (2016) e Ava Marangatu (2016), que participaram de inúmeros festivais de cinema. O longa Ava Yvy Vera foi vencedor do Cachoeira.Doc 2017 e do Cine Kurimin 2017.

Isael Maxakali aprendeu a filmar com o cineasta xavante Divino Tserewahu, em 2005. Nascido e criado em Água Boa, no nordeste de Minas Gerais, atualmente vive e trabalha em Aldeia Verde, onde realizou os filmes Tatakox(2007), Yãmiy (2010), Quando os yãmiy vêm dançar conosco (2011), Xopapoxnãg (2011), Kotkuphi (2011), A Iniciação dos Filhos da Terra (2015) e Grin(2016). É professor na aldeia e pesquisador do Observatório de Educação Escolar Indígena (OEEI – FaE/UFMG). Hoje é vereador em Ladainha, município onde se localiza a Aldeia Verde.

Sueli Maxakali nasceu às margens do córrego Água Boa, onde cresceu cantando e dançando com os yãmĩyxop. Em 2007, criou com alguns parentes a Aldeia Verde, onde vive e trabalha. Com o projeto Imagem-corpo-verdade, iniciou seu trabalho como fotógrafa, reunido no livro Koxuk Xop: Imagem. Co-dirigiu com Isael Maxakali os filmes Quando os yãmiy vêm dançar conosco (2011), Xopapoxnãg (2013), Kotkuphi (2013) e Yãmiy (2014). É também co-autora do livro Hitupmã’ax: curar (Literaterras, 2012) e pesquisadora do OEEI – FaE/UFMG. Professora convidada do programa de formação transversal em saberes tradicionais – UFMG.

MEDIADORES / COMENTADORES

Carla Italiano Mestre em Comunicação Social pela UFMG com graduação em Cinema pela UFSC. Foi uma das curadoras da retrospectiva Jonas Mekas (forumdoc.bh.2013), integrou as comissões de programação dos festivais FestCurtas BH e Olhar de Cinema (PR), foi júri do III Pirenópolis Doc (GO) e da Mostra ABD/GO do FICA 2016. Desde 2011 integra o coletivo Filmes de Quintal no qual organiza o forumdoc.bh – Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte.

César Guimarães é Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais, integrante do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da FAFICH-UFMG e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Integrante do Grupo de Pesquisa Poéticas da experiência, editor da revista Devires: Cinema e Humanidades e Coordenador do Programa de Formação Transversal em Saberes Tradicionais da UFMG.

Frederico Sabino é formado em Jornalismo e Letras, tem mestrado em grego antigo pela UFMG e pela Universidade de Lausanne (Suíça). Integra a Associação Filmes de Quintal desde 2006.

Júnia Torres é pesquisadora em Antropologia pela UFMG, documentarista e integra a Associação Filmes de Quintal e organiza o forumdoc.bh desde sua primeira edição.

Renata Otto é graduada em Antropologia pela UFMG, mestre em antropologia social pelo Museu Nacional/UFRJ e doutoranda pelo PPGAS da Universidade de Brasília. Foi técnica em antropologia da FUNAI, onde atuou nas coordenações de delimitação e demarcação de terras; e proteção aos índios isolados e recém contatados. Sua pesquisa de doutorado dedica-se à etnografia da sociedade Awá-Guajá – tupi-guarani, no Estado do Maranhão. Co-dirigiu, com Sueli Maxakali e Isael Maxakali, o filme Quando os Yamiy Vém Dançar Conosco (2012).

Roberto Romero é etnólogo, doutorando em Antropologia Social pelo Museu Nacional (UFRJ) e membro do Núcleo de Antropologia Simétrica (NanSi). Desenvolve pesquisa entre os Tikmũ’ũn (Maxakali).

Ruben Caixeta é antropólogo, professor da Universidade Federal de Minas Gerais, coordenador do Laboratório de Etnologia e do Filme Etnográfico. Realizador de documentários e co-editor da Devires – Revista de Cinema e Humanidades. Compõe a equipe de organização do forumdoc.bh, do qual é co-fundador.