Nota de apoio ao Povo Indígena Xakriabá

segunda-feira, 28 de junho de 2021, às 17:28

Nota do PPGAN/UFMG em apoio ao Povo Indígena Xakriabá

Nós, docentes, estudantes e técnicas administrativas do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFMG vimos, através desta, manifestar nossa solidariedade a todo o Povo Indígena Xakriabá, em face do incêndio que destruiu a escola indígena Xukurank e a Casa de Medicina Tradicional Xakriabá. Gostaríamos de expressar, através de nossa aluna Célia Xakriabá e de nosso ex-aluno Edgar Kanaykõ Xakriabá, nosso especial afeto e apoio à comunidade escolar e à aldeia Barreiro.

Repudiamos esse episódio de hedionda violência, que recaiu sobre importantes símbolos do conhecimento, da luta e da autonomia Xakriabá, assim como as violações e iniciativas de desmanche dos direitos indígenas que marcam o contexto atual.

Viva a trajetória de luta, resistência e autonomia do Povo Xakriabá!

Nenhum direito a menos!

Coordenação do Programa de Pós-graduação em Antropologia