Nota de Pesar: Professor Emérito Pierre Sanchis

terça-feira, 08 de maio de 2018, às 12:00

É com muita tristeza que o Departamento de Antropologia e Arqueologia da FAFICH/UFMG participa a todos o falecimento de nosso querido colega e Professor Emérito Pierre Sanchis.

Referência na área da Antropologia da Religião no Brasil e no exterior, especialmente no tocante aos sincretismos religiosos e às religiosidades populares, Pierre formou gerações de antropólogos mineiros com sua generosidade intelectual, seu rigor acadêmico, sua serenidade afetiva, sua firmeza de caráter e sua camaradagem.

Pierre foi um grande mestre da antropologia para muitos de nós, hoje professores nesta Universidade, ou que estão abrigados em outras instituições acadêmicas e de pesquisa. Temos uma imensa gratidão pelos seus ensinamentos e pela sua sabedoria que foi compartilhada conosco através de textos, aulas, conversas e reuniões de orientação. Sua dedicação apaixonada ao ensino da antropologia foi responsável por formar muitos de nós e deixa um legado pra vida inteira que ensaiamos a transmitir aos jovens estudantes.

Externamos à família do Pierre, especialmente à D. Lourdes, ao Remy e à Isabelle, nossa solidariedade e nosso pesar neste momento difícil.