PPGAN convida: Mesa “Diversidade, identidades e educação: diálogos entre Duda Salabert e Célia Xakriabá” – 27/03/2019 – 19:30 – Aud. Carangola/FAFICH

terça-feira, 26 de março de 2019, às 8:59

Mesa: “Diversidade, identidades e educação: diálogos entre Duda Salabert e Célia Xakriabá”

Coordenação: Profa. Dra. Érica Renata de Souza

Participantes: Duda Salabert e Célia Xakriabá

Promoção: Grupo de Estudos Feminismo e Relações de Gênero (FEMEGEN)
Departamento de Antropologia e Arqueologia / PPGan-FAFICH–UFMG

Data: 27 de março de 2019
Horário: Das 19:30 às 22:00
Local: Auditório Carangola – Sala 1012 da FAFICH-UFMG

Obs.: Certificados de participação serão apenas para membros da comunidade universitária da UFMG
que tenham efetuado inscrição, comparecido ao evento e assinado a lista de presença.
Inscrições em https://aplicativos.ufmg.br/conhecimento/atividades/usuarios/acesso "

Duda Salabert é professora de literatura, educadora popular, acadêmica de Gestão Pública, ambientalista, vegana, ativista pelos direitos humanos e dos animais. Idealizadora e presidenta da ONG TRANSVEST, foi a Primeira travesti da América Latina candidata ao Senado Federal, conquistando mais de 350.000 votos.

Célia Nunes Correa Xacriabá é doutoranda pelo PPGAn (FAFICH/UFMG), mestre em pelo Programa de Pós- Graduação Profissional em Desenvolvimento Sustentável, Área de Concentração em Sustentabilidade Junto a Povos e Terras Tradicionais /MESPT na Universidade Federal de Brasilia/UNB e graduada em Formação Intercultural para Educadores Indígenas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013).

Érica Renata de Souza é professora associada do Departamento de Antropologia e Arqueologia e do PPGAn (FAFICH/UFMG). Coordenadora do Grupo de Estudos Feminismo e Relações de Gênero (FEMEGEN/FAFICH/UFMG).

RESUMO DA PROPOSTA:

O objetivo dessa mesa é abrir o debate sobre questão da diversidade na sua interface com as questões de identidade no campo da educação. Partindo de um viés interseccional, e em homenagem ao dia internacional das mulheres, a mesa será composta por duas ativistas e acadêmicas: Duda Salabert, primeira travesti da América Latina candidata ao Senado Federal, e Célia Xakriabá, liderança indígena e primeira doutoranda do nosso Programa de Pós-Graduação em Antropologia. Nesse sentido, pretendemos promover um debate pautado no reconhecimento e no respeito às diversidades quando tratamos de questões de gênero, raça/etnia, educação e políticas públicas.