| PASSO A PASSO PARA MARCAÇÃO DE BANCAS DE QUALIFICAÇÃO E DEFESA | 
As bancas de qualificação e de defesa (dissertação e tese) são avaliações e partes da formação do pesquisador. É um momento no qual, simultaneamente, o aluno aprende com pesquisadores mais experientes e são arguidos sobre o trabalho desenvolvido durante o curso. Neste documento, serão tratados os processos de marcação de bancas de defesas e de qualificação de mestrado e doutorado. A composição das bancas é distinta e depende do grau e da fase do curso:
| A qualificação do mestrado se fará perante Banca Examinadora indicada pelo orientador e aprovada pela coordenação do PPG COGCOM. A banca examinadora será integrada pelo orientador, que a presidirá, e por 02 (dois) membros titulares, sendo 01 (um) deles obrigatoriamente externo ao PPG COGCOM. Também é indispensável que a banca possua, no mínimo, 01 (um) membro suplente necessariamente externo ao PPG COGCOM. A defesa pública de dissertação de mestrado se fará perante Banca Examinadora indicada pelo orientador e aprovada pelo colegiado do PPG COGCOM. A banca examinadora será integrada pelo orientador, que a presidirá, e por 02 (dois) membros titulares, sendo 01 (um) deles obrigatoriamente externo ao PPG COGCOM. Também é indispensável que a banca possua, no mínimo, 01 (um) membro suplente necessariamente externo ao PPG COGCOM. A qualificação de doutorado se fará perante Banca Examinadora indicada pelo orientador e aprovada pela coordenação do PPG COGCOM. A banca examinadora será integrada pelo orientador, que a presidirá, e por 02 (dois) membros titulares, sendo 01 (um) deles obrigatoriamente externo à UFMG. Também é indispensável que a banca possua, no mínimo, 01 (um) membro suplente necessariamente externo à UFMG. A defesa pública de tese de doutorado se fará perante Banca Examinadora indicada pelo orientador e aprovada pelo colegiado do PPG COGCOM. A banca examinadora será integrada pelo orientador, que a presidirá, e por 04 (quatro) membros titulares, sendo 02 (dois) deles obrigatoriamente externos à UFMG. Também é indispensável que a banca possua, no mínimo, 02 (dois) membros suplentes necessariamente externos à UFMG. | 
Os números dos membros externos descritos anteriormente referem-se ao mínimo exigido. Alternativamente, as bancas podem ser compostas por mais membros externos, diminuindo a quantidade de pesquisadores internos. Toda banca é presidida pelo orientador que, assim como o coorientador (se houver), não compõem a parte avaliativa da comissão. A decisão dos nomes que comporão a banca deve ser feita pelo orientador e discente. Para mais informações, ver a Resolução 03/2022 do PPG CogCom (disponível no site), que estabelece os critérios para a composição de bancas no programa.
Após a decisão dos nomes, o discente deve seguir os seguintes passos:
| 1) Envio dos nomes com os respectivos links do currículo Lattes, título e resumo do projeto, para aprovação da banca pelo coordenador do curso para o e-mail: (bancas.cogcom@gmail.com). Para as bancas de doutorado o discente deve enviar, juntamente com os nomes dos membros da banca para aprovação, o comprovante de aceite ou publicação de artigo decorrente de sua tese, conforme consta no Regimento do Programa. 2) Após a aprovação dos nomes, o orientador e/ou o discente deverão fazer o convite, combinando a data da banca com os membros. Neste momento, deverá solicitar ao membro da banca as seguintes informações: nome, CPF, e-mail, currículo Lattes, instituição de vínculo, titulação e instituição de titulação. 3) Após definição das datas, o pedido de marcação de exame de qualificação e de defesa (mestrado e doutorado) deverá ser solicitado através do portal minhaUFMG. Esse processo é dividido em três partes: – Parte 1: Aluno: O aluno terá acesso à funcionalidade “Solicitação de Marcação de Defesa”, do Sistema Acadêmico da Pós-Graduação, através do portal minhaUFMG, após autenticação com login e senha e preencherá os campos solicitados (dados pessoais e do projeto). – Parte 2: O orientador receberá um email automático, solicitando que confirme a banca. Neste momento, o orientador deverá inserir os nomes e informações sobre os membros da banca, através da funcionalidade “Aprovação de Marcação de Defesa”, do Sistema Acadêmico da Pós-Graduação, através do portal minhaUFMG. Após autenticação com login e senha, preencherá os campos solicitados. Esta etapa deverá estar cumprida com pelo menos 20 dias de antecedência ao dia da banca; – Parte 3: A Secretaria do Curso confirmará a banca via sistema acadêmico. Após finalização desta etapa, o sistema enviará uma mensagem automática com os dados da banca (local, horário, etc.) para os membros da banca. | 
É fundamental destacar que, no caso de realização da banca por meio de videoconferência, é de responsabilidade do discente e/ou do orientador assegurar o pleno funcionamento da plataforma digital utilizada.
Após a realização da banca, o(a) orientador(a) deverá encaminhar um e-mail à secretaria do curso, confirmando a realização da avaliação com os membros previamente designados, bem como informando o resultado obtido pelo(a) discente (aprovado ou reprovado). Na sequência, a secretaria enviará um comunicado aos integrantes da banca contendo as orientações finais referentes à assinatura da ata via Plataforma SEI.
Nos casos de defesa de dissertação ou tese, o(a) discente dispõe do prazo de até um mês, a contar da data da banca, para encaminhar à secretaria uma cópia do trabalho, a fim de viabilizar o envio das informações à Plataforma Sucupira da CAPES. Qualquer declaração sobre conclusão de curso ou defesa de dissertação ou tese só será emitida após o envio da cópia do trabalho à secretaria.
Dúvidas deverão ser enviadas para o email: bancas.cogcom@gmail.com