Linha de pesquisa: mensuração e intervenção psicológica

André Pereira Gonçalves • mestrado

Possui graduação em Psicologia pela Universidade José do Rosário Vellano (2015). Especialista em Avaliação Psicológica pela PUC campus Poços de Caldas-MG (2017). Mestre (2018) e Doutor (2022) em Psicologia com área de concentração em Avaliação Psicológica pela Universidade de São Francisco com bolsa CAPES. Membro do Grupo de Trabalho “Avaliação Psicológica e Psicopatologia” da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Professor adjunto no Instituto Multidisciplinar em Saúde (IMS) na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Docente no programa de pós graduação em psicologia da saúde (UFBA).

ScholarLattes

Contato: andregoncalvespsi@gmail.com

Bruno Luiz Avelino Cardoso • mestrado e doutorado

Sou psicólogo, mestre e doutor em Psicologia. Tenho interesse em pesquisas e intervenções, individuais e/ou em grupo, relacionadas às Terapias Cognitivo-Comportamentais, Terapia do Esquema; Terapia Cognitivo-Comportamental para Casais; Treinamento de Habilidades Sociais; e Minorias sexuais e de gênero.

Contato: brunolacardoso@gmail.com

Cristiano Mauro Assis Gomes • mestrado e doutorado

Psicometrista e psicólogo educacional, com formação em estatísticas estado-da-arte e algoritmos de machine learning.

Temas de Pesquisa Atuais: teoria das abordagens de aprendizagem, metacognição, inteligência, a medida do indivíduo, predição do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio.

ScholarResearchGateLattes

Contato: cristianomaurogomes@gmail.com

Elizabeth do Nascimento • mestrado e doutorado

Sou psicóloga, mestre (UFMG) e doutora (UNB) em psicologia. A minha principal área de atuação é a avaliação psicológica em diferentes contextos, com ênfase na construção e adaptação de instrumentos psicológicos para adultos. Como temas atuais de pesquisa destaco: mensuração da personalidade, da inteligência e de construtos específicos que auxiliem na avaliação da saúde, como por exemplo, coping. 

ScholarResearchGateLattes

Contato: bethdonascimento@gmail.com

Maycoln Leôni Martins Teodoro • mestrado e doutorado

Sou psicólogo, mestre em Psicologia Social e Doutor em Psicologia Clínica. Tenho interesse em investigações que envolvam intervenções psicológicas e prevenção em diferentes contextos. Meus principais temas estão relacionados às Terapias Cognitivas, ligados à saúde mental, comportamento suicida, abuso sexual contra crianças e adolescentes e construção e adaptação de instrumentos psicológicos

ScholarResearchGateLattes

Contato: mlmteodoro@hotmail.com

Marcela Mansur Alves • mestrado e doutorado

Sou psicóloga, mestre em Psicologia Social e Doutor em Psicologia Clínica. Tenho interesse em investigações que envolvam intervenções psicológicas e prevenção em diferentes contextos. Meus principais temas estão relacionados às Terapias Cognitivas, ligados à saúde mental, comportamento suicida, abuso sexual contra crianças e adolescentes e construção e adaptação de instrumentos psicológicos

ScholarResearchGateLattes

Contato: marmansura@gmail.com

Pricila Cristina Correa Ribeiro • mestrado e doutorado

Sou psicóloga, mestre em gerontologia e doutora em saúde coletiva. Atuo na área da psicogerontologia e na saúde coletiva com enfoque epidemiológico. Meus temas de pesquisa são: envelhecimento; desenvolvimento ao longo da vida; doenças crônicas e transtornos neurocognitivos em adultos e pessoas idosas; promoção da saúde e do envelhecimento saudável e aspectos positivos da velhice.

ScholarResearchGateLattes

Contato: pricilaribeiro@ufmg.br

Silvia Miranda Amorim • mestrado e doutorado

Sou psicóloga, mestre e doutora em Psicologia com ênfase em Cognição Social, Organizações e Trabalho. Atuo na área de Psicologia do Trabalho e das Organizações, tendo interesse em investigar diferentes fenômenos voltados para o bem-estar no ambiente de trabalho, por meio de estudos quantitativos ou qualitativos. Destaco os seguintes temas de pesquisa: habilidades e competências de trabalho, clima organizacional, diversidade no trabalho, envelhecimento no trabalho e aposentadoria, intervenções organizacionais para saúde e bem-estar, comportamento organizacional positivo e avaliação psicológica no contexto organizacional e do trabalho.

ScholarResearchGateLattes

Contato:silvia-amorim@ufmg.br

Linha de pesquisa: neuropsicologia e comportamento

Ângela Maria Vieira Pinheiro • mestrado e doutorado

Psicóloga (doutorado em Psicologia Cognitiva pela University of Dundee na Escócia).  Tenho interesse no desenvolvimento da leitura e dislexia, com foco na elaboração de medidas para a avaliação do reconhecimento de palavras e compreensão de sentenças, assim como na avaliação do conhecimento de pais e professores sobre a dislexia. Sou a fundadora e coordenadora do site www.dislexiabrasil.com.br e do curso EaD Dislexia: Causas e consequências, para a formação de professores do ensino fundamental e de alunos de graduação e pós-graduação em psicologia e áreas afins.

ScholarResearchGateLattes

Contato: pinheiroamva@gmail.com

Antônio Jaeger • mestrado e doutorado

Psicólogo, (doutorado em psicologia, UFRGS), com interesse em aprendizagem e memória sob uma perspectiva da psicologia cognitiva e da neurociência humana. Atualmente desenvolve e orienta trabalhos sobre interações entre memória e emoção, memória e envelhecimento, e memória e psicologia do testemunho. Desenvolve também  projetos que aspiram a explorar intersecções entre psicologia cognitiva e educação, com foco na aplicação da psicologia cognitiva a processos de ensino e aprendizagem. 

ScholarResearchGateLattes

Contato:antonio.jaeger@gmail.com

Cláudia Cardoso-Martins • mestrado e doutorado

Professora titular do departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais, onde coordena o Laboratório de Estudos e Extensão em Autismo e Desenvolvimento (LEAD). Lecionou no programa de pós-graduação do departamento de Psicologia da University of Texas-Austin (EUA) em 2014, como parte de uma premiação concedida pelo Centro de Estudos Brasileiros daquela universidade. Atualmente é professora residente do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG e membro do corpo editorial da revista Psicologia Reflexão & Crítica e da Applied Psycholinguists. Seus interesses de pesquisa são desenvolvimento sóciocognitivo; desenvolvimento da linguagem oral e escrita e transtornos da aprendizagem.

ResearchGateLattes

contato:cardosomartins.c@gmail.com

Edson Massayuki Huziwara • mestrado e doutorado

Psicólogo, mestre em Educação Especial (UFSCar) e doutor em Psicologia Experimental (USP). Ao longo dos anos, tenho desenvolvido trabalhos experimentais sobre a análise comportamental do funcionamento simbólico, com base no Paradigma de Equivalência de Estímulos. Meus interesses atuais de pesquisa estão relacionados a: (i) análise e descrição de condições de ensino em diferentes contextos (p. ex., ensino de matemática, de consumo verde, de intraempreendedorismo, de manejo comportamental em sala de aula); (ii) ensino de habilidades musicais rudimentares com base em procedimentos analíticos comportamentais; e (iii) relatos eletrofisiológicos de comportamento simbólico (i.e., componente N400) em tarefas experimentais envolvendo o Paradigma de Equivalência de Estímulos e a Teoria dos Quadros Relacionais (RFT).

ScholarResearchGateLattes

Contato: huziwara.edson@gmail.com

Júlia Beatriz Lopes-Silva • mestrado e doutorado

Sou psicóloga, mestre e doutora em Saúde da Criança e do Adolescente pela Faculdade de Medicina da UFMG. Coordeno o Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento (LND). Tenho interesse na interface entre neuropsicologia e aprendizagem, especialmente em temáticas referentes ao desenvolvimento da linguagem escrita e aspectos simbólicos da cognição numérica. Além disso, estudo transtornos de aprendizagem, com ênfase na heterogeneidade dos prejuízos cognitivos subjacentes e comportamentais associados à eles, assim como suas comorbidades.

ScholarResearchGateLattes

Contato:silvajbls@gmail.com

Maicon Rodriques Albuquerque • mestrado e doutorado

Profissional de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado), Mestre em Ciências do Esporte – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Doutor em Medicina Molecular – UFMG. Coordenador de Esportes Olímpicos do Centro de Treinamento Esportivo da UFMG. Interesses de pesquisa nas áreas de Neuropsicologia/Psicologia do Esporte; Esportes de Combate e Genética. Bolsista de Produtividade em Pesquisa – CNPq no Comitê de Assessoramento de Biofísica, Bioquímica, Farmacologia, Fisiologia e Neurociências.

ScholarResearchGateLattes

Contato:lin.maicon@gmail.com

Renato Bortoloti • mestrado e doutorado

Possuo formação e experiência em Análise Experimental do Comportamento, com ênfase em análise comportamental de processos cognitivos. Trabalho com modelos comportamentais que simulam o estabelecimento de relações simbólicas em variadas condições experimentais. Meus interesses de investigação miram, principalmente, processos psicológicos envolvidos na produção da linguagem e de outros comportamentos simbólicos. Tenho disponibilidade para orientar alunos de pós-graduação com interesses similares.

ScholarResearchGateLattes

Contato:renatobortoloti@gmail.com

Thais Porlan de Oliveira • mestrado e doutorado

Psicóloga, mestre e doutora em educação especial (UFSCar) e especialista em Terapia Comportamental, tenho estágio pós-doutoral em Análise do Comportamento na interface com Psicologia do desenvolvimento. Meus interesses principais envolvem investigações sobre o desenvolvimento das funções simbólicas em crianças com desenvolvimento típico e transtornos do desenvolvimento, especialmente Transtorno do espectro do autismo (TEA). Como temas atuais de pesquisa, destaco: pré-requisitos na aprendizagem de repertórios comunicativos, desenvolvimento da aprendizagem relacional segundo a Teoria das molduras relacionais (RFT) e aplicação de tecnologia comportamental para TEA, como treino parental. Atualmente sou Diretora da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH/UFMG, mandato 2023-2027).

ScholarLattes

Contato:thais.porlan@gmail.com

Vitor Geraldi Haase • mestrado e doutorado

Trabalho com neuropsicologia do desenvolvimento. Minha área de atuação é a cognição numérica, principalmente as dificuldades de aprendizagem da matemática (p. ex., discalculia do desenvolvimento, ansiedade matemática). Estudo: a) mecanismos genéticos e cognitivos implicados na aprendizagem da aritmética e suas dificuldades; b) fatores de risco e impacto psicossocial das dificuldades de aprendizagem de matemática sobre os alunos, família e professores; c) instrumentos de diagnóstico e procedimentos de intervenção para as dificuldades de aprendizagem de matemática. Atuo tanto na pesquisa básica (teste de hipóteses e modelos cognitivos) quanto translacional (fundamentação da neuropsicologia em evidências). Aceito alunos de mestrado e doutorado com experiência prévia em pesquisa (p. ex., iniciação científica na graduação, leitura avançada em inglês, interesse por estatística etc.) e disponibilidade para se envolver com pesquisa em tempo integral. Tenho um blog sobre Neuropsicologia e desenvolvimento humano (http://npsi-dev.blogspot.com.br).

ScholarResearchGateLattes

Contato:vghaase@gmail.com

Caroline Greiner Richter • professora colaboradora • mestrado

Assistant Professor na University of Alabama at Birmingham (2022 – atual). Postdoctoral Research na University of Connecticut (2022). Doutorado em Psicologia Experimental, com foco em Psicologia do Desenvolvimento pela University of Louisville, KY, USA(2021). Mestre em Psicologia Experimental pela University of Louisville, USA (2019). Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela UFMG (2017). Bolsista de mestrado pela CAPES. Possui especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Instituto WP (2015) e graduação em Psicologia pela UFMG (2014).

Lattes

Contato:carolinerichter@uab.edu