Aula Magna – Publicidade Antirracista: Abrindo Diálogos

segunda-feira, 17 de maio de 2021, às 16:43

O primeiro semestre letivo de 2021 teve início com palestra do pesquisador Francisco Leite, que abordou o tema “Publicidade Antirracista: Abrindo Diálogos”. A atividade foi transmitida pelo canal do curso de Publicidade e Propaganda da UFMG e está disponível para ser assistida novamente no Youtube.

A Aula Magna, que teve mediação da professora do curso Laura Guimarães Corrêa, trouxe importantes reflexões sobre o lugar da publicidade na contemporaneidade e propôs formas de pensar o antirracismo em uma sociedade que o tem como um dos pilares que a estrutura.

Francisco Leite, responsável pela palestra, é Publicitário. Pós-doutorando em Comunicação e Consumos na ECA-USP/FAPESP. Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, com estágio de doutoramento na Università degli Studi di Trento e na Università di Bologna (Itália). É pesquisador vice-líder do Grupo de Pesquisa ARC2: Estudos Antirracistas em Comunicação e Consumos – USP/CNPq. Autor de Publicidade contraintuitiva: inovação no uso de estereótipos na comunicação (Appris, 2014); As Brasileiras e a Publicidade Contraintuitiva: Enfrentamento do racismo pela midiatização da imagem de mulheres negras (Alameda/ FAPESP, 2018); e Primeiras experiências com o racismo: crianças negras, práticas parentais e midiatização, em coautoria com Leandro L. Batista (Annablume/ FAPESP, 2018). É um dos organizadores da obra O Negro nos Espaços Publicitários Brasileiros (ECA/Cone, 2011), considerada entre as dez melhores do campo da comunicação pelo Prêmio Jabuti 2012, bem como Publicidade Antirracista: reflexões, caminhos e desafios (ECA-USP, 2019), obra finalista e indicada ao prêmio Jabuti 2020, na categoria Economia Criativa.