Trabalho de Conclusão de Curso – Possibilidade de defesa por videoconferência

quinta-feira, 07 de maio de 2020, às 10:27
A Pró-Reitoria de Graduação publicou o ofício circular nº7/2020 que estabelece regras para o funcionamento dos Colegiados de Graduação da UFMG durante a pandemia. O ofício prevê a possibilidade de defesa de TCC por videoconferência em alguns casos, como especificado abaixo. Como estamos com muitas atividades suspensas desde março, os prazos da defesa devem ser avaliados e definidos de comum acordo com os/as orientadores/as e comunicados ao Colegiado do curso de Publicidade e Propaganda para formalização. Apresentamos abaixo o trecho do documento que aborda a defesa de monografias e TCC.

“5. Defesa de monografia de Trabalho de Conclusão de Curso

Não obstante o  Ofício Circular Nº 5/2020/PROGRAD-GAB-UFMG suspenda as atividades avaliativas presenciais ou a distância das disciplinas dos cursos de graduação da UFMG, entendemos que, no caso de estudantes que dependem, apenas, da monografia de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para integralizar o curso, as defesas podem ser realizadas de maneira remota, por videoconferência, a juízo dos Colegiados. Destacamos que as referidas defesas podem ser autorizadas, desde que o(s) estudante(s) (ou o grupo de estudantes, no caso de trabalho em grupo) concorde(m) formalmente com tal formato e que seja assegurado o caráter público da sessão de defesa. Consideramos que essa medida possa interessar a alguns estudante(s) e, por tratar-se de um caso excepcional, não traz prejuízo aos demais estudantes matriculados na mesma atividade, já que a defesa de monografia é uma atividade avaliativa aplicada individualmente ou em pequenos grupos.”