O Curso

O curso de Publicidade e Propaganda da UFMG oferta anualmente 40 vagas, preenchidas no 1º semestre de cada ano, no turno da manhã. A formação é em nível bacharelado e a carga-horária total a ser cumprida pelos estudantes é de 2.700 horas, distribuídas em 8 semestres. O processo seletivo ocorre por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), a partir das notas do Enem.

A UFMG oferta o curso de Publicidade e Propaganda desde 1975, quando foram criados os cursos polivalentes de Comunicação Social, por meio das habilitações que o dividiam: Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda. Desde 2014, as habilitações foram extintas e o curso passou a existir de forma independente, vinculado ao Departamento de Comunicação Social. Inserido no campo acadêmico desta área, o curso fomenta a prática profissional em Publicidade por meio do fazer acadêmico e da reflexão sobre o ofício.

O curso é destaque nas avaliações realizadas pelo Ministério da Educação (MEC) e também se destaca em rankings produzidos pela imprensa especializada, como o Guia do Estudante e o Ranking Universitário Folha. Por se tratar de um dos poucos cursos de graduação em Publicidade e Propaganda oferecido em uma universidade pública no estado de Minas Gerais, sua importância política é destaque no âmbito da produção acadêmica e científica sobre a Comunicação Social.

Faça download do Projeto Pedagógico do curso de Publicidade e Propaganda

Estudantes podem desenvolver percursos que transitem por conteúdos e habilidades profissionais diferenciadas. Esse modelo amplia o leque de atividades oferecidas e permite um melhor aproveitamento dos potenciais de professores e alunos.

Percurso: Bacharelado + Formação Livre

Neste percurso, além das atividades didáticas constantes nos conteúdos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais de Publicidade e Propaganda, a/o estudante precisa obter créditos na chamada “Formação Livre”, como possibilidade de ampliação de sua formação em qualquer campo do conhecimento com base estrita no seu interesse individual. São créditos que devem ser obtidos em atividade acadêmica curricular de qualquer curso da Universidade Federal de Minas Gerais.

Percurso: Bacharelado + Formação Livre + Formação Complementar Aberta

Neste percurso, além das atividades didáticas constantes nos conteúdos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais de Publicidade e Propaganda, e dos créditos na chamada “Formação Livre”, as/os estudantes devem integralizar seus créditos na chamada “Formação Complementar Aberta”, obtida a partir de proposição de projeto de formação complementar construído pelo estudante, com orientação de um docente (tutor) e condicionada à autorização prévia do Colegiado. Esse projeto deverá ser composto por atividades acadêmicas curriculares, ofertadas na UFMG ou em outras instituições de ensino superior (via intercâmbio acadêmico) que se articulem à linha de formação desenvolvida no curso de Publicidade e Propaganda.

Para informações sobre o processo seletivo, acompanhe, na página do Sisu UFMG.

Além do SISU, outras formas de ingresso ao curso são:

  • Transferência Comum – A aceitação de um estudante de outra Instituição de Ensino Superior (IES), seja ela nacional ou estrangeira, é condicionada à existência de vagas remanescentes;
  • Transferência Especial de servidores públicos federais, ou seus dependentes – para estudantes de cursos de Publicidade e Propaganda ou da Área de Comunicação Social de outras instituições públicas de ensino superior, cujo município sede de residência seja Belo Horizonte ou município próximo a Belo Horizonte que não possua instituição pública de ensino superior que oferte curso de Publicidade e Propaganda ou da Área de Comunicação Social.
  • Programa Estudante Convênio (PEC-G) – O Programa Estudante-Convênio de Graduação é resultado de acordos de cooperação cultural, científica e tecnológica assinados entre países em desenvolvimento visando à formação de recursos humanos. Possibilita que estudantes desses países realizem seus estudos no Brasil;
  • Obtenção de Novo Título – Oportunidade oferecida aos diplomados em curso superior de ingressarem no Curso de Publicidade e Propaganda, na ocorrência de vagas remanescentes ofertadas em processo seletivo;
  • Reopção – possibilidade dada aos estudantes da UFMG, ingressos via SiSu, de se transferirem para o Curso de Publicidade e Propaganda, por meio de processo seletivo interno (desde que exista a oferta de vagas remanescentes) e seja satisfeita a integralização de 35 e 75% dos créditos do curso de origem.
  • Refugiados políticos Ingresso decorrente da aceitação de refugiados políticos como alunos de cursos de graduação, de acordo com a Resolução n° 03/2004, do CEPE/UFMG.

Em todos os casos, a avaliação das possibilidades de aproveitamento de estudos é feita pelo Colegiado de Curso.

Para informações de vagas remanescentes, consulte o DRCA.