Pesquisa em Publicidade e Propaganda

A Pesquisa é inerente à Universidade, visto que é por meio dela que se reprocessa, critica e expande o conhecimento (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, 2018). Um dos pilares conceituais que caracteriza a Universidade, a pesquisa é responsável pela geração e disseminação de conhecimento de vanguarda, aumentando sua relevância social. Promovida em todos os âmbitos, seja no ensino, seja na extensão, a pesquisa é elemento que faz da universidade um espaço de inovação e promoção de avanços sociais, em ciência e tecnologia.

A UFMG é referência na pesquisa brasileira, em função de seus recursos humanos e de parque universitário. Como especificado no PDI:

a UFMG estrutura sua atuação na atividade de pesquisa na busca de uma sempre crescente expansão, diversificação e qualificação da produção científica desenvolvida na Instituição, bem como na atenção à especificidade da pesquisa conduzida como componente de um sistema de inovação. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, 2018, p. 73)

Historicamente, a UFMG tornou-se referência nacional e internacional em pesquisa em diversas áreas do conhecimento. O Departamento de Comunicação Social da UFMG é referência nacional e internacional, com um Programa de Pós-graduação que figura dentre os mais bem avaliados do país, cuja avaliação da Capes do último quadriênio (2017-2020) atribuiu a nota 6 (seis). Historicamente, docentes pesquisadores do Departamento estão comprometidos com pesquisas para pensar a Comunicação de maneira engajada, promovendo interlocução com discussões de gênero, raça, sexualidade, de representação de minorias e pessoas com deficiência, em direção a um desenvolvimento cidadão, inclusivo e democrático. O trabalho dos professores pesquisadores reverbera na graduação por meio de projetos de pesquisa, contribuindo com uma formação crítica sólida, nos quais alunos da graduação participam na condição de bolsistas e nos projetos de Iniciação Científica. Deve-se ainda assinalar o envolvimento de vários docentes em ações e projetos de Divulgação Científica, no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão, amplificando a difusão do conhecimento acadêmico e científico produzido pela UFMG, não apenas entre os pares, mas a toda a comunidade externa.

O Programa de Pós-graduação em Comunicação Social, por sua vez, realiza diversas atividades em parceria com os cursos de graduação, por meio de estágios docentes, orientações de TCCs, realização de eventos, seminários e cursos abertos à graduação. Os grupos de pesquisa do DCS mantêm constante diálogo com a graduação, por meio da participação de discentes dos cursos do Departamento nos encontros e projetos.

Os discentes do curso de Publicidade e Propaganda podem participar dos projetos de pesquisa dos professores do Departamento de Comunicação Social por meio das bolsas de Iniciação Científica, caso o projeto receba financiamento de alguma agência de fomento e da Iniciação Científica voluntária. Há mais informações sobre a Iniciação Científica, no site da Pró-reitoria de Pesquisa da UFMG (PRPQ)