Aproveitamento de Atividades e de Estudos (24 de agosto a 11 de setembro)

terça-feira, 25 de agosto de 2020, às 18:54

Entre os dias 24 e 11 de setembro, vocês poderão solicitar aproveitamento de atividades complementares e aproveitamento de estudos.

• O que são atividades complementares?

São atividades realizadas dentro ou fora da UFMG e que não se enquadram como atividades curriculares (disciplinas). A resolução 05/2019 do Colegiado de RP define cada uma dessas atividades. O aluno precisa cumprir obrigatoriamente 210 horas de atividades complementares (14 créditos). Tratam-se das atividades: iniciação à docência, iniciação científica, iniciação à extensão, participação ou organização de eventos, participação em Discussões Temáticas; diretoria ou membro de equipe da Cria Jr., representação discente

• O que é aproveitamento de Estudos ?

Trata-se do aproveitamento de disciplinas que vocês cursaram antes de entrar no curso de Relações Públicas. Quem cursou disciplinas em outra Instituição de Ensino (fora da UFMG) deve pedir esse aproveitamento até no máximo no segundo período do curso de RP. Veja a resolução 06/2019 do curso de RP.

• O que é Dispensa de Disciplinas?

É o aproveitamento de carga horária excedente a partir dos seguintes casos:

Aproveitamento de disciplinas que vocês cursaram na UFMG antes de entrar em RP (atenção alunos de reopção! e alunos que fizeram outra graduação na UFMG)

Aproveitamento de disciplinas que vocês cursaram durante a graduação em RP, mas que cuja carga horária está excedente e vocês desejam aproveitá-la para integralizar carga de outro grupo do Plano de Estudos em RP, existindo “equivalência” entre elas

Também é passível de aproveitamento os cursos online que vocês realizaram como qualificação pessoal – esse aproveitamento passa por um julgamento do Colegiado acerca da pertinência do pedido

• Como fazer os pedidos de aproveitamento e dispensa?

Nesse período em que o Colegiado não opera presencialmente, TODOS os pedidos devem ser feitos de modo online. E funciona assim:

Passo 1:  O aluno preenche um formulário para uma atividade realizada (ex.: participação em evento, ou disciplina cursada anteriormente).

Passo 2:  Anexo a este formulário, o aluno deve colocar um comprovante de que realizou a atividade (ex.: certificado do evento, declaração do professor, histórico da outra IES)

Passo 3:  O aluno une os dois documentos (formulário + comprovante) em um único pdf e submete ao Moodle do Colegiado de Relações Públicas

Passo 4: Se o aluno for pedir mais de uma atividade (por exemplo: outro evento que participou; participação na Cria Jr.; participação em iniciação científica e etc) deve ser criado outro documento = para cada atividade, um documento.

Enviem esse processo via MOODLE da UFMG. Não iremos aceitar submissões pelo email.

• Onde encontro o Moodle do Colegiado?

Entre no Minha UFMG > vá em ” Acesse o UFMG Virtual (Moodle) >> clique em “Colegiados/Turmas Adicionais” que fica acima de 2020/1 semestre”.

Você irá ver “Colegiado do curso de Relações Públicas”

A utilização do Moodle é para organizar a entrega de documentos e evitar problemas (como perda de emails).