Webconfêrencia

CONFERÊNCIA WEB – Serviço RNP

   Tutorial de como abrir uma “sala webconferência” e ingressar convidados

Conferênciaweb (Mconf) é um sistema de webconferência que permite reuniões virtuais remotas através do navegador web.

É importante entender que uma sala virtual possui uma ideia semelhante a uma sala física chaveada. Quem abre a sala terá a chave e poderá encaminhar permissão aos participantes para entrar na sala.

As outras pessoas precisam receber “a permissão” de ingressar na sala, basta receber do criador da sala o endereço que está na sua página inicial (ver Figura 6, na barra superior à direita, onde diz “Seu Endereço”) e digitá-lo no navegador.

Esse endereço pode ser enviado por e-mail, whatsapp ou qualquer outro meio.

Para abrir uma sala, professores, funcionários e estudantes da UFMG, devem entrar com suas credenciais, usuário e senha do portal Minha Ufmg.

A autenticação é integrada com a federação da UFMG.

O passo-a-passo a seguir ilustra o processo.

1- Entre em https://conferenciaweb.rnp.br/

Vá em Entrar.

Figura 1

2- Uma tela de Login, clique em Entrar novamente.

Figura 2

3- Selecione a Instituição de origem. Prosseguir.

Figura 3

4- Insira seus dados de usuário e senha (os mesmos do Portal MinhaUFMG), e faça o login.

Figura 4

5- Aceite as credencias para viabilizar o acesso.

Clique em aceitar.

Figura 5

6- Pronto. Você será redirecionado para a página inicial do ConferênciaWeb,

Figura 6

7- Para iniciar a reunião (abrir a sala) você deve clicar no botão “começar uma reunião”, Isso faz com que o sistema aloque um servidor para você, fazendo o redirecionamento adequado.

Após as decisões de áudio (vistas adiante), você terá uma tela de início de reunião.

Figura 7

8- No lado esquerdo da figura anterior tem a lista de usuários. Como você abriu a sala, só haverá seu nome ali até os outros participantes entrarem. A Figura 7 mostra um detalhe do usuário inicial.

Observe também que você deverá ser “Moderador” (ícone roxo quadrado), deverá estar com o papel de “Apresentador” (ícone pequeno azul na parte superior esquerda) e deverá estar com o microfone habilitado (ícone verde embaixo à direita).

Figura 8

Configuração obrigatória de áudio no ingresso da sala

Após iniciar sua reunião (abrir a sala), uma nova janela de configuração de áudio será aberta automaticamente contendo as opções mostradas na Figura 9, que são:

  • Opção 1: Você vai falar e ouvir na reunião, ou seja, utilizar o microfone;
  • Opção 2: Você vai apenas ouvir mesmo que você tenha microfone, ele não será utilizado. Você só pode ouvir o que os outros falam, e interagir via chat.
  • Opção 3: A opção 3 você não fala ou escuta, Opção observador.
Figura 9 Opção de Áudio

Note que ao selecionar a opção de microfone, abrirá em seguida uma nova janela mostrada na Figura 10 abaixo.

Nela, você poderá responder se está ou não ouvindo o teste de áudio realizado antes de entrar na reunião. Isso permite a você regular o volume do seu alto-falante e ganho do seu microfone.

Figura 10 – Teste de Áudio

OBSERVAÇÃO: As mesmas decisões que você tomou (usar microfone ou somente ouvir) serão apresentadas a todos que ingressarem na sua sala a partir do link que você forneceu a eles.

Assim, eventualmente vale explicar essa seção a todos para que ninguém clique em “somente ouvir” quando querem falar, e não clique na opção 3, de fechar a janela de configuração de áudio.

A sala de reunião e suas funções

Após configurar o áudio, você verá a interface de reuniões, mostrada na Figura 11.

A figura apresenta uma numeração de 1 a 15, e cada número será explicado a seguir.

Figura 11 – Interface durante a reunião

3.1Bate-papo

A aba de bate-papo é mostrada na Figura 12. Basta escrever sua mensagem e enviar clicando no botão azul ao lado. Você pode fechar essa tela clicando no botão “<” se não estiver utilizando bate-papo. Nesse caso, cada mensagem que chegar vai gerar uma notificação pop-up para você, e vai aparecer o número de mensagens não lidas em vermelho, mais ou menos onde fica o número “1” da Figura 11

Caso essas notificações estiverem atrapalhando, basta ir no menu de configurações (item 8 da Figura 11) e desabilitar os “Alertas de pop-up para bate papo”.

Você pode também ir nos três pontinhos verticais do menu de bate-papo para salvar toda a conversa em arquivo, ou copiar no clipboard para colar onde quiser.

Figura 12 – Bate Papo

3.2 Notas Compartilhadas

Você pode escrever algo que será compartilhado com todas as pessoas presentes na reunião. Você tem diversas opções de customização do seu texto, conforme explicitado na Figura 13 abaixo.

Essa opção é ótima para fazer atas compartilhadas de reuniões.

Figura 13 – Notas Compartilhadas

3.3 Configurações avançadas dos usuários

São configurações de moderador da sala, que permitem várias ações, como colocar todos em mudo ou restringir uso para cada participante. Não será tratado neste tutorial

3.4 Status na reunião

Clicando no seu nome, conforme mostra a Figura 11, você pode definir um status. Você pode mostrar, por exemplo, que está confuso com o que está sendo apresentado na reunião, ou também que tem uma dúvida e pode solicitar para “levantar a mão” e poder perguntar.

3.5 Indicação de quem está falando

Observe essa área durante a reunião. Cada vez que o microfone de uma pessoa é ativado seu nome aparece ali. Isso é bastante importante, pois tem pessoas que não se dão conta e deixam o microfone aberto. Um cachorro late e ativa o microfone, incomodando a todos. Ela digita no teclado e ativa o microfone, incomodando e distraindo a todos. Com essa área, fica fácil verificar quem está falando no momento, e também quem está com o microfone aberto por engano. Nesse caso basta avisar à pessoa para silenciar seu microfone quando não estiver falando.

3.6 Como gravar e onde encontrar a gravação

Os moderadores podem iniciar gravações. Após o término da reunião, após um tempo (algumas horas possivelmente), a reunião vai aparecer no seu portal web, no lado direito, clicando nas três engrenagens, como mostra a figura a seguir:

Figura 14 – Localização das gravações da sala

Caso a sala aberta tenha sido de comunidade em vez de sala pessoal, então a gravação fica disponível na comunidade, na aba “Webconferência”, conforme visto na figura a seguir:

Figura 15 – Localização das gravações da comunidade

Quando se acessa a lista de gravações, além das informações da data, hora e duração, existe a opção de “Reproduzir” e “Download”, como mostra a Figura 16. A URL da opção “Reproduzir” pode ser passada para qualquer pessoa, e esta passa a poder visualizar a gravação. Nessa opção, observe que o “play” não é automático, e o usuário deve apertar o botão de “play” para iniciar a reprodução.

Figura 16 – Reprodução ou download da gravação

3.7 Área de Vídeo

Na área de vídeos estão disponíveis todos os vídeos de usuários que habilitaram seu vídeo. Observe que é possível expandir um determinado vídeo clicando no ícone canto superior direito. Clicando em um vídeo também é possível dar destaque ao mesmo.

Note que essa configuração será para a sua máquina somente. Cada usuário tem liberdade para deixar sua tela do jeito que mais lhe convém.

3.8 Como sair da sala e outras configurações

Na opção 8, da Figura 11, você tem diversas configurações, como a possibilidade de:

  • Sair da sala
  • Encerrar a sessão derrubando todos na sala
  • Definir o idioma da interface
  • Habilitar ou não as notificações de bate-papo
  • Habilitar ou não se quer alerta de áudio (bip) para cada mensagem que chegar no bate-papo
  • Entre outras.

3.9 Área de Apresentação

A opção 9 da Figura 11 indica a área de apresentação de slides, documentos e compartilhamento de tela. Numa reunião que não tem apresentação (somente conversa entre as pessoas), é indicado minimizar essa área, pois assim a área de vídeos é ampliada e se tem uma melhor visualização das pessoas.

No outro extremo, onde a apresentação é a parte mais importante, essa área pode ser colocada em Full- Screen, facilitando sua visualização.

A próxima seção mostra como carregar uma apresentação.

3.10 Como carregar uma apresentação e outras opções

O botão,” + ” visto somente pelo apresentador do sistema, permite várias opções. Uma delas é “Carregar apresentação”.

Para carregar um documento, recomenda-se preferencialmente documentos PDF, pois são arquivos menos pesados. A Figura 17 mostra essa janela. Após finalizar o término do carregamento, você deve apertar no botão “Iniciar” para visualizar sua apresentação na reunião.

Figura 17 – Carregamento de apresentação

Outra opção é a integração de videoconferência tradicional via hardware SIP (como equipamentos Polycom, Huawei, Cisco, entre outros), com o sistema de webconferência, permitindo a participação de reuniões em MCUs (Multipoint Control Units) ou diretamente entre participantes em equipamentos de salas de videoconferências e participantes na webconferência.

SIP significa Session Initiation Protocol, ou Protocolo de Iniciação de Sessão, e é um protocolo de comunicação para integrar sessões de comunicação multimídia. Dispositivos SIP são dispositivos IP que permitem basicamente a comunicação de voz e vídeo através da rede IP.

Para realizar chamadas, basta clicar no botão “Dial SIP”. Após isso, aparecerá um teclado virtual, mostrado na Figura 18, onde você pode digitar os números para o qual deseja ligar.

Figura 18 – Dial SIP

Outra opção ainda desse botão é colocar um link para o qual deseja transmitir a reunião, assim outras pessoas poderão ver a reunião sem necessariamente estar presente nela. A Figura 19 abaixo mostra essa janela. Esse link deve ser obtido do sistema de streaming, como o youtube ou o videaula da RNP.

Figura 19

3.11 Como silenciar microfone temporariamente durante a reunião

Ao clicar no botão “ícone microfone”, o usuário silencia temporariamente seu microfone (o ícone muda de forma indicando isso). Quando clica de novo, volta ao normal, podendo falar. Essa opção é muito importante, e deve ser incentivado seu uso para as pessoas não criarem distrações na reunião com microfones “abertos” sendo ativados por outros barulhos.

3.12 Como mudar a opção escolhida de áudio (microfone ou somente ouvir)

O botão “ícone microfone”   permite mudar a opção inicial escolhida de áudio. Por exemplo, se quer falar e ouvir ou apenas ouvir.

3.13 Como ativar ou desativar vídeo

O botão “menu de vídeo” lhe dará a opção de ativar ou não a webcam. Dessa maneira, se você deseja exibir sua webcam, você clica neste botão. Observe que alguns navegadores requerem permissão de uso da webcam. No caso, você deve aprovar senão não vai funcionar.

3.14 Como compartilhar a tela ou regiões específicas

Nessa opção, você pode optar por compartilhar ou não a sua tela de forma completa, apenas certos aplicativos ou regiões da tela. Note que se você escolher compartilhar a tela toda, todos verão o mesmo que você está vendo no computador.

Note também que, quando aparece o menu perguntando se quer compartilhar a tela toda (Full Screen), você DEVE clicar na imagem logo abaixo, visando selecionar que quer compartilhar toda a tela.

3.15 Interação com a apresentação

A opção 15, mostrada na Figura 11, representa interações que podem ser feitas com a apresentação em questão. No primeiro botão você abre diversas opções, conforme mostra a Figura 20, desde o modo de texto (você deve criar um retângulo para escrever texto dentro) a diversas formas de destaque na apresentação, geométricas como o triângulo (4) ou podendo escrever mais livremente com o lápis (6).

Figura 20

3.16 – Transmissão ao vivo canal do Youtube

Transmissão por RTMP significa qualquer que o serviço pode se conectar com a maioria dos servidores de Streaming.
Clique no botão “Ações”  depois em “Transmitir sessão” logo em seguida escolha a opção RTMP

Atenção: Mantenha a opção “Enviar novos participantes para a transmissão” DESATIVADA, transmissões via RTMP não possuem a função transbordo.

E será solicitada a URL de transmissão

Neste exemplo vamos usar o servidor de RTMP do Youtube. Então siga os seguinte passos:

Após isso acesse o painel de lives do youtube (https://www.youtube.com/live_dashboard)

No final da página em “Configuração do Codificador” colete a URL do servidor + Chave e insira no Conferência web.

O link deve ficar semelhante ao exemplo ao lado forma: rtmp://a.rtmp.youtube.com/live2 /6z0f-0mkq-jks7-66wj

A primeira parte “rtmp://a.rtmp.youtube.com/live2” se trata da URL do servidor e a segunda “6z0f-0mkq-jks7-66wj” é a sua chave da stream.

No Conferência Web, após inserir a chave e clique em “Iniciar”

Atenção: Se você inserir somente a URL ou chave, a strem não vai iniciar é necessário inserir o link completo (URL+Chave).

Após iniciar no Conferência Web, a live do Youtube iniciará automaticamente.

Canais de prestação do serviço:
(31)3409-5061 ou si.fafich.ufmg.br