Mídia e religião: a cobertura da
imprensa na eleição do papa Bento XVI


Este artigo é uma síntese do ensaio final que apresentamos na conclusão do curso de Especialização “Imagens e Culturas Midiáticas”. Nosso objetivo foi tentar entender o que levou a grande imprensa a apresentar determinadas características de abordagem na cobertura jornalística da eleição do Bento XVI, em abril de 2005. Foram escolhidas as revistas “Veja” e “Isto É”, que estão entre as principais publicações de cobertura jornalística que existem no Brasil. Observamos que foram feitas muitas críticas à eleição de Bento XVI, salientando que fora escolhido um papa conservador. Para sustentar nossa investigação fazemos um paralelo com a eleição de João Paulo II, realizada em outubro de 1978.

Pelo que percebemos, a relação entre imprensa e Igreja Católica vem atravessando um processo de mudança, principalmente nas últimas duas décadas, com a mídia se sentindo mais à vontade para criticar a instituição religiosa, que desde a segunda metade do século XX vem perdendo fiéis no Brasil.

Palavras-chave: Meios de comunicação e teorias do jornalismo, jornalistas e a relação mídia/Igreja Católica e cobertura da eleição papal.


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