Os Caminhos Entre a Arte e a Publicidade: da produção do discurso à construção do sentido – uma leitura das obras de Oliviero Toscani e Barbara Kruger


Este estudo tem como objetivo promover uma discussão sobre a maneira como os indivíduos se relacionam, em suas práticas cotidianas, com produtos de comunicação que subvertem os modos de produção convencionais. Mais precisamente, nosso enfoque recai sobre os domínios da arte e da publicidade, dentro dos quais fazemos um recorte em relação às campanhas desenvolvidas por Oliviero Toscani para a empresa Benetton e às intervenções urbanas da artista Barbara Kruger, as quais julgamos serem extremamente interessantes para nossos propósitos. Pois, ao construírem um discurso que se faz na interseção entre a arte e a publicidade, elas se distanciam daquilo que é tido como ordinário e articulam novas possibilidades para as experiências comunicativas dos sujeitos. Com isso, fornecem uma série de elementos que nos permitem pensar e ampliar nosso entendimento sobre a maneira como instituímos nossa relação com esses objetos.
 

Palavras-chave: arte, publicidade, subversão e experiência comunicativa.


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