INFORMAÇÕES GERAIS

O livro “Vocabulário de Análise do Comportamento: um manual de consulta para termos usados na área” foi elaborado para atender alunos e professores que vejam nesse tipo de material uma boa opção didática para auxílio do ensino e aprendizagem de conceitos da Análise do Comportamento. A lista completa do livro dispõe de 486 verbetes e a versão on-line dispõe de 91 verbetes com as principais definições usadas na área.

A lista completa pretende contemplar os termos mais usados pela Análise do Comportamento, excluindo aqueles que podem não ser considerados tão importantes para um estudo geral da abordagem. A seleção inclui, por exemplo, alguns conceitos usados em metodologia, termos de outras ciências, e palavras de uso cotidiano, tudo sob a perspectiva da Análise do Comportamento. Por outro lado, termos de áreas muito específicas, distantes da abordagem ou de emprego idêntico ao encontrado em dicionários não foram adicionados. Alguns conceitos filosóficos e termos usados quase que exclusivamente na clínica comportamental ou em outras áreas de aplicação, não são encontrados na edição atual, mas espera-se incluí-los em edições futuras.

Da mesma forma, também não se teve a preocupação na elaboração do livro de traçar evoluções teóricas dos conceitos, comparar posições de diferentes autores ou fornecer alternativas para as definições. Dentro dos objetivos do trabalho, optou-se propositalmente por definições ao máximo claras e didáticas, para fazer do livro um material de consulta que fosse principalmente prático. Nesse sentido, o trabalho seria melhor caracterizado como “vocabulário”, e não como “dicionário”. As definições não se encontram tão elaboradas quanto em outros materiais, mas, podem ser consideradas possíveis de acordo com princípios teóricos e empíricos da Análise do Comportamento.

Apesar da simplicidade de algumas definições, uma grande parte dos verbetes possui explicações complementares e/ou exemplos ilustrativos para facilitar sua aprendizagem. Estes verbetes estão assinalados com um asterisco (*) e a seção contendo todos anexos encontra-se logo após a seção das definições. Muitos dos verbetes também possuem referências a outros termos relacionados, os quais são indicados pela sigla “Cf.” que se encontra logo após a própria definição. Ela aponta distinções úteis entre termos que possuem definições contrárias, parecidas ou que possam ser de alguma maneira confundidas. Diferentemente dos anexos que complementam as informações contidas nas definições, esse recurso visa relacionar termos que possam ajudar na compreensão e comparação de cada verbete.

Como já foi dito, o principal objetivo desse material é ser um manual prático de consulta. Não se pretende que ele sirva como única base para entendimento teórico da abordagem, mas sim que auxilie principalmente alunos que já estejam em contato com a área a definir e diferenciar conceitos, bem como pesquisar por termos ainda desconhecidos. Seu uso deve ser, de preferência, acompanhado de outros materiais, disciplinas ou professores de suporte.

A versão on-line é apenas uma pequena amostra de toda variedade de definições que podem ser encontradas no livro. Assim como toda seleção, as escolhas que foram feitas dos termos e definições para as duas versões podem ser consideradas arbitrárias, e sem dúvida refletem as preferências e tendências regionais do grupo que o elaborou. Espera-se que com o site possa haver um trabalho constante de revisão e atualização tanto da versão on-line quanto do livro, através de sugestões e críticas feitas pelo contato oferecido pelos autores. Um intercâmbio mais próximo entre professores, estudantes, profissionais e pesquisadores da nossa área.