CONHEÇA NOSSO LIVRO

O livro “Vocabulário de Análise do Comportamento: um manual de consulta para termos usados na área” foi lançado no mês de junho de 2006 pela editora Esetec. Ele encontra-se disponível em várias livrarias do país, mas também pode ser encomendado pelo site da livraria cultura (www.livrariacultura.com.br), ou pelo site da própria editora (www.esetec.com.br). No site da livraria cultura basta digitar as palavras “vocabulario” e “comportamento” no sistema de busca da página principal que aparecerão todos os detalhes para a compra do livro. No site da editora Esetec basta clicar na opção “Fale conosco” e fazer o pedido do livro. O livro ainda pode ser encomendado em qualquer livraria de sua cidade, bastando informar para o livreiro o nome do livro, editora e seus autores.

Informações atualizadas sobre os pontos para venda direta do livro e descontos para grupos de alunos também podem ser obtidas pelo email da editora (eset@uol.com.br). Qualquer outra dúvida sobre as formas de compra do livro ou eventuais dificuldades de contato com a editora, basta entrar em contato com os próprios autores (vocabularioac@gmail.com).

Seguem algumas informações adicionais sobre o livro:

Detalhes da publicação

Nome do livro: Vocabulário de Análise do Comportamento: um manual de consulta para termos usados na área

Autores: Ronaldo Rodrigues Teixeira Júnior e Maria Aparecida Oliveira de Souza

Editora: ESETec Editores Associados (Santo André – SP)

Ano de publicação: 2006

ISBN: 858830369-8

Páginas: 104

Resenha da Professora Sônia dos Santos Castanheira

       “Definições conceituais, verbetes, diferenças no vocabulário técnico de qualquer área específica constituem um dos muitos problemas de qualquer professor, pesquisador ou profissional que publica, ensina ou atua em determinada área da Ciência.

       Os autores deste livro fazem, neste volume, um primeiro levantamento, rigoroso e relevante, dos principais conceitos da Análise do Comportamento, conseguindo realizar uma síntese abrangente e esclarecedora destes termos, variando desde os que destacam as idéias básicas do Behaviorismo Radical de Skinner até a terminologia mais recente, utilizada pelos atuais estudiosos da área.

       Esta obra não pretende ser um manual completo e conclusivo para o entendimento desta forma de trabalho mas é um guia, um instrumento de referência rápida de mais de 400 verbetes, com definições simples e objetivas de uma larga variedade de conceitos na Análise do Comportamento.

       O texto é um manual que combina praticidade, didática, atualidade, clareza, precisão e abrangência dos conceitos usados na Análise do Comportamento ou sob esta perspectiva. É uma publicação sem concorrentes neste campo o que faz do “Vocabulário” uma ótima escolha e referencial para alunos, professores e outros profissionais interessados nesta abordagem.

       Estão de parabéns os seus autores”

                                                                      Sônia dos Santos Castanheira

Prefácio da Professora Adélia Maria Santos Teixeira

       “O avanço científico requer inteligência e ousadia!

       É isto que vejo no livro VOCABULÁRIO DE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: um manual de consulta para termos usados na área. Os autores foram meus alunos no Curso de Graduação em Psicologia na Universidade Federal de Minas Gerais. Ronaldo Rodrigues Teixeira Júnior graduou-se em 2004. Maria Aparecida Oliveira de Souza deverá graduar-se em 2007.

       Talvez, alguns dissessem: não seriam jovens demais para assinarem um livro dessa envergadura? Penso que não. É legítimo supor que o aprimoramento sempre requer tempo. Mas, o momento de seu surgimento não está demarcado na história. O conhecimento que disponho dos autores permite-me atestar que são portadores de repertórios comportamentais inteligentes e ousados. No que se refere à inteligência deles, muitos em nossa comunidade, já puderam constatá-la. O que então poderia causar espanto seria sua ousadia em colocar no mercado um trabalho que as gerações de professores que os antecederam não se dispuseram a fazer.

       Participando da comunidade de analistas do comportamento em nosso país, penso que somente nos cabe estimular a ousadia, nunca reprimi-la. Do mesmo modo que uma trajetória acadêmica e científica se consolida com o tempo, as publicações também. Um texto publicado hoje poderá ser reeditado e, se for conveniente, poderá aprimorar-se de tempos em tempos.

       Assim, sinto-me honrada ao prefaciar esta obra, reconhecendo a sua valia e utilidade não só para os futuros estudantes de Análise Experimental do Comportamento, mas também para todos que participam da construção dessa área de conhecimento no Brasil. Os futuros alunos contarão com um material instrucional que não esteve ao alcance daqueles que os precederam nesses pouco mais de 40 anos que vimos nos dedicando ao estudo dessa área de conhecimento. Os já graduados em Psicologia poderão rever seus conceitos e aprimorá-los a partir dessa publicação. Os pós-graduandos e pós-graduados disporão de um recurso didático auxiliar que, sem dúvida, facilitará suas atuações docentes.

       Lembro-me, ainda hoje, das dificuldades que enfrentei, em 1970, quando comecei a ministrar cursos de Análise Experimental do Comportamento. Com uma formação humanista na minha graduação em Psicologia, ao mesmo tempo em que aprendia a nova abordagem em Psicologia, a ensinava. Era um horror! Não entendia bem a nova linguagem própria dessa abordagem. Hoje, olhando para trás, parece-me que lidava com uns 50 termos e não os dominava; confundia-os e, muitas vezes, confesso ter ensinado-os erroneamente para meus alunos. Até o final de minha carreira acadêmica, em 2003, impressionava-me a dificuldade dos alunos para distinguirem reforçamento negativo de punição positiva e a confusão que faziam entre termos técnicos associados a princípios, procedimentos, processos, etc.

       Assim, não posso deixar de reconhecer a importância de um livro como este para o avanço do Curso de Psicologia. Com mais de 400 verbetes, cobre os vários campos de estudo da Análise Experimental do Comportamento, incluindo temas que vêm sendo estudados mais recentemente: comportamento verbal equivalência de estímulos; operações estabelecedoras; comportamento social; comportamento privado; criatividade; cultura; contingências e metacontingências; comportamento simbólico; emoção; pensamento; personalidade; etc.

       O avanço de uma área de conhecimento científico está sempre associado ao desenvolvimento de um vocabulário técnico próprio que permite a comunicação entre pesquisadores e estudiosos do referido campo. Não poderia ser diferente com a Análise Experimental do Comportamento. “É necessário um vocabulário técnico para se relatar os resultados de semelhante análise, bem como para se realizar uma aplicação técnica de seus princípios à vida diária” (Skinner e Vaughan, 1985, p. 140 – Viver bem a velhice. São Paulo: Editorial Summus).

       Embora os termos desenvolvidos na Análise Experimental do Comportamento sejam usados por pesquisadores e estudiosos com diferentes significados, a iniciativa de tentar uniformizá-los, especialmente para facilitar sua assimilação por estudantes que estejam sendo iniciados nesse campo da Psicologia, é muito bem-vinda para toda a comunidade de analistas do comportamento. Desejo sucesso aos autores e que reeditem e aprimorem esse material instrucional quando o julgarem necessário.”

                                                                      Adélia Maria Santos Teixeira