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Anexos de A
*Aprendizagem: algumas formas pelas quais pode ocorrer a aprendizagem:
por generalização, regras, modelação, modelagem, diferenciação de respostas, etc
(em geral se observa essa ordem quando comparamos a velocidade de aquisição em
que ocorre cada processo, aqui apresentada da mais rápida para a mais lenta).
*Aprendizagem vicariante (ou aprendizagem por observação): fatores que
aumentam a probabilidade de ocorrência da aprendizagem vicariante: similaridade
entre o modelo e o observador; semelhança entre atividades realizadas;
disponibilidade de reforçadores por observar o modelo; saliência do
comportamento do modelo; compatibilidade do comportamento do modelo com
repertório do observador; contato do modelo com conseqüências reforçadoras.
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Anexos de B
*Behaviorismo Metodológico: utilizado como base filosófica nas primeiras
versões do Behaviorismo.
*Behaviorismo Radical: utilizado como base filosófica nas versões mais
recentes do Behaviorismo.
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Anexos de C
*Cadeia comportamental: 1) um mesmo estímulo possui tanto função de
reforçador condicionado para um comportamento anterior da cadeia quanto de
estímulo discriminativo para a ocorrência do comportamento seguinte; 2) são
compostas por elos e membros de cadeia.
*Classe de estímulos: Ex. ver um pastor alemão ou um dálmata permitem
emitir a resposta verbal “cachorro”.
*Classe de respostas (ou classe operante): Ex. chorar ou fazer birra
podem ser efetivos para uma criança conseguir atenção.
*Comportamento governado por regras: 1) em geral a aprendizagem é mais
rápida, o comportamento é menos preciso e é menos sensível à variações
ambientais imediatas; 2) sempre envolve duas contingências: próxima e última; 3)
três critérios para se determinar se um comportamento está sendo controlado por
regras: a) uma regra deve anteceder a ocorrência do comportamento, b) a
descrição da regra deve ser correspondente ao comportamento emitido, c) o
desempenho não varia substancialmente ao se alterar as conseqüências imediatas
da contingência; 4) seis principais tipos de seguimento de regras: “congruence”,
“contrance”, “pliance”, “tracking”, “contra pliance”, “contra tracking”.
*Comportamento modelado pelas contingências: 1) em geral a aprendizagem é
mais lenta, o comportamento é mais preciso e mais sensível a variações
ambientais imediatas; 2) três condições que dificultam a aprendizagem por
contingências: conseqüências atrasadas (ex. estudar desde a infância para ter um
bom emprego no futuro), improváveis (ex. jogar na loteria para tentar ganhar
algum prêmio) ou cumulativas (ex. fazer exercícios todos os dias para perder uma
quantidade significativa de peso).
*Comportamento privado (ou comportamento encoberto): 1) esses
comportamentos também podem ser observados e manipulados indiretamente por
outras pessoas através de outros eventos correlacionados a sua ocorrência
privada (relatos verbais, respostas fisiológicas, etc); 2) há uma maior
probabilidade de discordância pública entre as pessoas que observam esse
comportamento, uma vez que algumas propriedades desse comportamento só podem
observadas pelo próprio sujeito que os emitiu (ex. sonho e pensamento); 3)
formas de aprender respostas privadas: acompanhamento público, resposta
colateral, redução da resposta, propriedades comuns.
*Comportamento supersticioso: geralmente observado em esquemas de FT
curtos.
*Comportamento verbal: 1) apenas o comportamento do falante é verbal, o
do ouvinte pode ser considerado um responder discriminado; 2) nem todo
comportamento vocal é verbal, e nem todo comportamento verbal é vocal (palavras
escritas, gestos, etc); 3) três situações em que o reforçamento mediacional não
caracteriza um comportamento verbal: quando a mediação é equivalente à
ocorrência de eventos físicos, eliciados ou acidentais; 4) operantes verbais:
tato, mando, intraverbal, ecóico, cópia, ditado, textual e autoclíticos.
*Condicionamento clássico (ou condicionamento pavloviano, ou condicionamento
respondente): 1) componentes de um condicionamento reflexo: US-UR-NS-CS-CR;
2) tipos de condicionamento: simultâneo, de traço, de atraso, temporal, reverso,
diferencial, de segunda ordem, contra-condicionamento e pré-condicionamento
sensorial.
*Contigüidade: não há relação de dependência entre os eventos (ex.
reforçamento acidental).
*Contingência: 1) no caso do comportamento respondente, se trabalha com
as relações entre estímulo e resposta. Já no caso do comportamento operante, é
mais comum se trabalhar com as relações entre estímulo antecedente, resposta e
conseqüência (contingência de três termos); 2) contingências de quatro termos
incluem o estímulo condicional na contingência de três termos, e as
contingências de cinco termos incluem o estímulo contextual na contingência de
quatro termos; 3) três tipos de unidade de análise de contingências:
contingências de sobrevivência, contingências de reforçamento e
metacontingências.
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Anexos de D
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Anexos de E
*Esquema de intervalo: o intervalo é medido a partir de algum evento: o
início de um estímulo, o último reforçador ou o final do outro intervalo. Após
esse intervalo a primeira resposta é reforçada (as respostas que ocorrem antes
do intervalo não produzem reforçamento).
*Esquema de razão: as respostas que ocorrem antes são cumulativas.
* Esquema de tempo: a apresentação do reforçador independe da emissão de
qualquer resposta específica.
*Esquiva (ou comportamento de esquiva): a esquiva pode ou não ser
sinalizada.
*Estímulo discriminativo: Ex. Sd e S∆.
*Evocação: esta dúvida pode ser decorrente de casos em que a topografia
dos dois comportamentos seja semelhante, ou de casos em que haja duplo controle.
*Extinção operante: 1) no início do processo a taxa da resposta a ser
extinta aumenta consideravelmente e aos poucos diminui até atingir níveis
semelhantes aos obtidos antes de ser aprendida; 2) em geral, a extinção é
conhecida por ser um processo mais lento, menos aversivo e com efeitos mais
permanentes do que os observados na punição.
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Anexos de F
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Anexos de G
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Anexos de H
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Anexos de I
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Anexos de J
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Anexos de K
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Anexos de L
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Anexos de M
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Anexos de N
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Anexos de O
*Operação estabelecedora (OE): tipos: operação estabelecedora incondicionada e operações estabelecedoras condicionadas (substituta, reflexiva, transitiva).
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Anexos de P
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Anexos de Q
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Anexos de R
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Anexos de S
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Anexos de T
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Anexos de U
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Anexos de V
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Anexos de W
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Anexos de X
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Anexos de Y
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Anexos de Z