O grupo CORAGEM – Grupo de Pesquisa em Comunicação, Raça e Gênero foi certificado pelo CNPQ em 23 de maio de 2018.

Na última sexta-feira (17), o grupo CORAGEM – Grupo de Pesquisa em Comunicação, Raça e Gênero iniciou suas atividades do ano de 2018. Certificado pelo CNPQ em 23 de maio de 2018, o grupo pesquisa surge a partir da necessidade de consolidar o estudo interseccional das mídias e das práticas comunicativas, sobretudo nas áreas da publicidade, do audiovisual e também nos movimentos sociais.

Anteriormente, alguns integrantes do CORAGEM compunham o GrisPub – Grupo de Pesquisa em Publicidade, mídia e consumo, também liderado pela Profª Drª Laura Guimarães Corrêa. Em meados 2017, os integrantes entenderam que as reflexões teóricas se agrupavam em torno dos eixos: raça, gênero, classe e práticas comunicativas. A partir dessa conclusão, as ideias e as providências para que o CORAGEM se tornasse uma realidade começaram a ser tomadas.

Na última sexta-feira, o grupo, que agora também tem um perfil interinstitucional, discutiu o livro “O que é empoderamento?” da autora Joice Berth e a Professora Drª Maria Aparecida Moura, que também passa a integrar o grupo, apresentou seus novos projetos.

O CORAGEM busca, a partir da observação e da análise de discursos e contradiscursos que circulam na sociedade, investigar as relações de tensão, apropriação, conflito e negociação entre as categorias de poder, analisando as interações entre os diversos recortes de desigualdade e os modos como afetam a vida social dos sujeitos. O grupo acredita que somente dessa forma é possível entender a comunicação midiática não como produtora de sujeição e apagamento simbólico, mas como instância de múltiplas experiências de interação nas sociedades estratificadas.

O nome do grupo, CORAGEM, além de ser uma sigla, carrega um valor simbólico que retrata a vida dos sujeitos e sujeitas que carregam identidades políticas. A palavra coragem vem da raiz latina cor, que significa “coração”. Ser corajoso significa viver com o coração: ter coragem moral, se sentir seguro para enfrentar situações de dificuldade moral, ter força e firmeza para suportar esforço que demanda tempo prolongado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *