Anais do II Congresso Mineiro de Gestalt-terapia

Com muita satisfação apresentamos os Anais do II Congresso Mineiro de Gestalt-terapia, cujo tema foi “Sofrimento Humano e Cuidado Terapêutico”, realizado dos dias 27 a 29 de setembro de 2019, no Centro de Atividades Docentes (CAD 1), na Universidade Federal de Minas Gerais, campus Pampulha, em Belo Horizonte, MG, com os resumos de todas as conferências, mesas-redondas e pôsteres apresentados no evento. São trabalhos que expõem tanto reflexões teóricas pertinentes ao tema do evento, quanto a aplicação da abordagem em uma ampla gama de campos, reforçando a riqueza de possibilidades de atuação do gestalt-terapeuta.

A Gestalt-terapia é uma abordagem da Psicologia que vem se fortalecendo em todo o território nacional, mediante diversos congressos regionais, nacionais e internacionais realizados nos últimos anos, além dos diversos Centros de Formação distribuídos de norte a sul o país. Nesse sentido, a Universidade Federal de Minas Gerais também vem se consolidando como um centro de produção e de divulgação da abordagem gestáltica, tanto no que se refere à realização deste segundo congresso, quanto à oferta de outros eventos (palestras gratuitas abertas ao público, cursos, disciplinas teóricas e estágios supervisionados na graduação). Além disso, desde 2018 vem acontecendo nesta Universidade o Curso de Especialização em Psicologia: Gestalt-terapia e Análise Existencial (Pós-graduação lato sensu), cuja segunda turma encontra-se em andamento.

O congresso visou difundir a Gestalt-terapia no que tange às suas bases filosóficas e teóricas, bem como à diversidade de campos de atuação possíveis ao gestalt-terapeuta, especialmente quanto à abordagem do sofrimento humano e ao cuidado terapêutico como uma das funções do psicólogo clínico diante do adoecimento existencial.

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.