O curso de Relações Públicas da UFMG surgiu em 1968 como uma habilitação para os estudantes de Comunicação Social, ou seja, o aluno se matriculava para o curso e durante seu percurso acadêmico escolhia a habilitação que desejava se formar, essa escolha era feita entre as habilitações em Relações Públicas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda. Na UFMG, o destaque do curso são, principalmente, na área de pesquisa, ensino e extensão.
Em 2016 o MEC realizou a separação oficial dos cursos e a desde o segundo semestre do mesmo ano Relações Públicas deixou de ser apenas uma habilitação do curso de Comunicação Social e se tornou um curso (bacharelado) oficial da UFMG.
A grade do curso de Relações Públicas é a que possui a maior carga horária dentre os cursos da área de comunicação, são 3315 horas com duração de 8 a 13 semestres. Inicialmente o curso conta com ciclo de formação básica de comunicação social (com duração padrão de 3 períodos), após esse ciclo de formação básico, o aluno tem acesso às matérias voltadas para as áreas de atuação de profissional de Relações Públicas, como: Planejamento, Comunicação Organizacional, Produção de eventos e Mercadologia.
O profissional de Relações Públicas já é preparado desde a faculdade para assumir um posto de liderança e coordenação da área de comunicação, justamente por ser considerada uma profissão guarda-chuva, o leque de oportunidades para o profissional dessa área é um dos maiores do mercado. Entre as principais funções desenvolvidas por um relações-públicas é a de criar,
promover, manter e gerir a imagem e a comunicação de empresas, instituições e/ou até mesmo pessoas com grande importância social (artistas, políticos, empresários) com seus públicos internos e externos. A realização dessas funções é feita por meio de planejamento de ações de comunicação e da decisão das melhores estratégias para transmitir os objetivos desejados por seus clientes. Dentre as atividades que o profissional de Relações Públicas realizará em sua carreira estão principalmente: Comunicação institucional; Atenção ao cliente; Eventos; Pesquisa de opinião; Planejamento estratégico; Projetos institucionais; Redes Sociais;Relações governamentais.