banner-home

Pesquisa

Laboratórios de pesquisa

 

Núcleo Psilacs – Psicanálise e Laço Social no Contemporâneo

O Núcleo Psilacs, do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais visa promover o diálogo da psicanálise com as questões da atualidade, assumindo com elas um compromisso teórico-clínico e investigativo em diálogo com outros campos de saber como a Sociologia, a Filosofia e a Antropologia, o Direito, a Educação e a Medicina.  Articulando ensino, pesquisa e extensão, o núcleo atua junto às políticas públicas de combate à violência e mortalidade juvenis dos setores da segurança pública, saúde e direitos humanos.

Atualmente, divide-se em três programas, abaixo sucintamente descritos:

Programa Transmissão Lacaniana

Esse eixo visa discutir a proposta da teoria lacaniana em seus fundamentos, de forma a aplicá-la às manifestações sociais e sintomáticas na contemporaneidade, colaborando com a formação em psicanálise à comunidade de interessados. Mostra-se, para esse fim, imprescindível cernir os conceitos fundamentais da teoria psicanalítica de orientação lacaniana, bem como analisar casos que reflitam a direção trazida por essa orientação, o que orienta a oferta de suas atividades. Prioriza oferta de cursos de atualização, e é co-coordenado por Ernesto Anzalone e Mariana Vidigal, ambos egressos do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFMG.

Programa Interfaces:

O eixo Interfaces se propõe a renovar a interface entre Psicanálise e Direito, e, ao fazê-lo, busca atualizar sua presença e seu impacto na realidade que atravessa as duas disciplinas, produzindo novos encontros que permitam, ao cernir um novo objeto, produzir novas formas de pensar e fazer. Fazer acontecer o sujeito político, sem excluir sua singularidade radical e não integralizável pelo sistema é o desafio que a universalidade do Direito e a clínica psicanalítica buscarão realizar nesse projeto, cuja interdisciplinaridade em ato se efetivará a cada ação acadêmica. Seu programa bianual inclui a realização de uma pesquisa, um congresso e um livro. O programa é co-coordenado por Camila Nicácio e Adriana Sena, professoras da Faculdade de Direito da UFMG, e por Marina Otoni e Paula Penna, respectivamente egressa e aluna do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFMG. Conta com alunos, voluntários, e bolsistas de extensão ou de Iniciação Científica como apoio.

Programa de Extensão Já É:

O Programa Já É articula ensino, pesquisa e extensão, na aplicação da Psicanálise à cidade, com vistas a contribuir com as políticas públicas de combate à violência e mortalidade juvenis dos setores da segurança pública, cultura e direitos humanos. Seu objetivo geral é produzir novos conhecimentos e intervenções junto a jovens em conflito com a lei, visando à produção científica e metodológica, bem como à mudança de seus sistemas de vida, promoção de direitos humanos, formação política e combate à mortalidade juvenil.Seus principais resultados são parcerias internacionais e nacionais de investigação, parcerias institucionais com setores públicos em projetos de formação, e avanços sobre as noções de segregação, violência, adolescência e laço social, registradas em livros e artigos científicos, além da validação de modelo de intervenção, articulando a dimensão política à dimensão subjetiva, determinada pelo inconsciente. É co-coordenado por Tatiana Goulart e Fídias Siqueira, respectivamente egressa e aluno do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFMG.

Coordenadora Geral:
Profa. Dra. Andréa Máris Campos Guerra

Site: http://www.fafich.ufmg.br/psilacs/

Contato: psilacs@gmail.com

Página do Facebook: https://www.facebook.com/psilacsufmg/

Laboratório de Estudos sobre Trabalho, Sociabilidade e Saúde

O Laboratório de Estudos sobre Trabalho, Sociabilidade e Saúde (LETSS) realiza estudos e pesquisas sobre a relação entre trabalho e cotidiano e as sociabilidades daí decorrentes. Nossos estudos incluem análise psicossocial do trabalho com ênfase nas repercussões da atividade e das transformações no mundo laboral sobre a saúde do trabalhador e sobre processos de geração de ideias e inovação.

O LETSS faz parte do Departamento de Psicologia e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi inaugurado em 2009 sob a liderança da Prof. Livia de Oliveira Borges e conta com doutores, mestres e alunos de iniciação científica (indicadores de recursos humanos disponíveis no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq).

Linhas de Pesquisa:

Avaliação psicológica no trabalho

Saúde psíquica e trabalho

Trabalho empreendedor

Laboratório de Psicologia Social Jurídica

O Laboratório de Psicologia Social Jurídica, do Departamento de Psicologia da UFMG, tem como objetivo pesquisar, promover extensões e eventos no campo da Psicologia Jurídica segundo a vertente que dialoga com a Psicologia Social

No campo da pesquisa, os docentes vinculados ao Laboratório integram o Núcleo de Pesquisa em Psicologia Jurídica, trata-se de grupo de pesquisa cadastrado junto ao CNPq que busca refletir sobre a relação entre a Psicologia e o Direito, enfocando a atuação do psicólogo em três principais áreas: Infância/Juventude, Família e Penal. O NPPJ é composto por pesquisadores pertencentes a universidades de diferentes estados brasileiros.

Atualmente, o Laboratório apresenta dois projetos de pesquisa em andamento:

  1. A família nos tribunais: impasses e perspectivas no campo da Psicologia Jurídica, projeto coordenado pela Prof.ª Dr.ª Laura Cristina Eiras Coelho Soares, que aborda questões que envolvem a atuação do psicólogo jurídico junto às solicitações das famílias que buscam o Judiciário.
  2. Gênero e sexualidade na jurisprudência, projeto coordenado pela Prof.ª Dr.ª Lisandra Espíndula Moreira, que tem como principal objetivo analisar os enunciados que são atravessados por questões de gênero e sexualidade em documentos jurídicos do Tribunal de Justiça da região sudeste do Brasil, problematizando essas demandas ao judiciário a partir da judicialização da vida e dos processos de subjetivação.

Os projetos de extensão em andamento no Laboratório são:

1.Atendimento Interdisciplinar no Plantão da Divisão de Assistência Judiciária (DAJ/UFMG). ProfªDrª Laura Cristina Eiras Coelho Soares:

2.Diálogos Familiares em Grupo: construindo caminhos para a convivência familiar após a separação conjugal. ProfªDrª Laura Cristina Eiras        Coelho Soares.

3.Gênero e Sexualidade: Ações Interdisciplinares. Prof.ª Dr.ª Lisandra Espíndula Moreira

 

Professores Membros:

ProfªDrª Laura Cristina Eiras Coelho Soares – UFMG

Profª Drª Lisandra Espíndula Moreira – UFMG

Sala: 4046/FAFICH

Site: https://psijuridicaufmg. wordpress.com/

Contato: nucleopsicologiajuridica@gmail.com

Laboratório de Pesquisa e Ensino em História da Psicologia

O Laboratório de Pesquisa e Ensino em História da Psicologia configura-se como um espaço para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e de atividades de ensino e extensão relacionados à história dos saberes e das práticas psicológicas no contexto brasileiro e internacional.  As atividades desenvolvidas pelo Laboratório têm como foco o conhecimento das bases epistemológicas presentes na construção do saber psicológico e o desenvolvimento da capacidade de elaborar avaliações críticas a respeito das linhas de pensamento e das práticas psicológicas. 

Coordenador: Sergio Cirino (Departamento de Psicologia -UFMG)

Vice-coordenadora: Erika Lourenço (Departamento de Psicologia -UFMG)

Componentes: 

Raquel Martins de Assis (Faculdade de Educação – UFMG)

Cristina Lhullier  (Universidade de Caxia do Sul)

Rodrigo Lopes Miranda (Universidade Dom Bosco)

Deolinda Armani Turci  (Doutoranda do PPG Psicologia – UFMG)

Sala: 4064 (Fafich- UFMG)
Contato 3409-6264
Laboratório Transdisciplinar: família, parentalidade e parcerias sintomáticas (LABTRANS)

A crise e o declínio da autoridade gerados no mundo moderno não deixou intacta a família hierarquizada e patriarcal e deu lugar a uma multiplicação de composições familiares, tributárias de um funcionamento em rede. Essas recomposições diversificam radicalmente o modo de construção do sistema de parentesco e das parcerias. A desacomodação trazida pelo novo incide também no corpo conceitual teórico-clínico com o qual as ciências humanas tratam a família e o estabelecimento das alianças em suas diversas conjunturas. A proposta de um laboratório transdisciplinar indica um interesse não apenas por aquilo que atravessa, mas pelo que ultrapassa o disciplinar e configura o debate em termos epistêmico, clínico e político. Paradigma emergente, o transdisciplinar mostra-se aberto à multiplicidade de modos de saber e acolhe a presença de tendências heterogêneas, embora convergentes quanto à desconstrução de posturas e leituras tradicionalistas, hierarquizadas e piramidais.

O “Laboratório Transdisciplinar: família, parentalidade e parcerias sintomáticas” (LABTRANS UFMG), coordenado pela Profa. Dra. Márcia Rosa no Departamento de Psicologia da UFMG, se constitui em torno dos temas: “Família”, “Parentalidade” e “Parcerias sintomáticas”. Eles orientam os trabalhos de Ensino, Pesquisa, Extensão, Publicação, Eventos, Orientações de Mestrado e Doutorado que compõem as atividades do Laboratório.

Professores: Angela Maria Resende Vorcaro (Depsi/UFMG), Nádia Laguárdia de Lima (Depsi/UFMG), Cristina Moreira Marcos (PUC-MG), Juliana Meirelles Motta (Núcleo Formação e Residência Multiprofissional Saúde Mental – IRS/FHEMIG), Carlos Enrique Luchina (UNIVERSO/BH) e Pedro Teixeira Castilho (FAE/UFMG)

Sala: 4038 (Fafich- Campus Pampulha)

Site: https://labtransufmg.wordpress.com

Contato: marcia.rosa@globo.com

Laboratório de Estudos sobre Comportamento, Cognição e Aprendizagem (LECCA)

Laboratório de Estudos sobre Comportamento, Cognição e Aprendizagem (LECCA)

No LECCA são conduzidas pesquisas sobre diversos temas relacionados à cognição, comportamento e aprendizagem, dentro da perspectiva da Análise do Comportamento, Psicologia Cognitiva e Neurociência Cognitiva. Dentre os temas estudados estão: medidas comportamentais e eletrofisiológicas do comportamento simbólico, aquisição e desenvolvimento da linguagem e do comportamento simbólico, processos cognitivos e neurais subjacentes a codificação e evocação de memórias, desenvolvimento sociocognitivo, processos básicos de aprendizagem, desenvolvimento de procedimentos de ensino, etc.

Os professores do LECCA possuem parcerias com instituições nacionais e internacionais. Dentre elas, destaca-se a colaboração com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino – INCT-ECCE.

Professores membros: Antônio Jaeger, Edson Massayuki Huziwara, Renato Bortoloti, Thais Porlan de Oliveira e Viviane Verdu Rico.

Sala: 2012 (FAFICH – Campus Pampulha)

Contato: lecca.ufmg@gmail.com

Laboratório de Psicologia e Educação (LAPE)

O LAPE, Laboratório de Psicologia e Educação, do Departamento de Psicologia da UFMG, tem como objetivo principal incentivar e promover o ensino, a pesquisa e a extensão no campo da Psicologia em interface com a Educação.

A designação “Laboratório de Psicologia e Educação” surge a partir da concepção ampliada da educação, que ultrapassa o âmbito restrito do espaço escolar, permitindo abarcar uma dimensão maior de pesquisas, estudos e práticas voltados para as interações entre a psicologia e a educação.

O laboratório conta com a participação de vários professores e alunos do curso de graduação e de pós-graduação em Psicologia e tem parceria com a Faculdade de Educação da UFMG e com o LEPSI – Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a infância,  da Universidade de São Paulo.

O laboratório organiza seminários, eventos, cursos, e realiza pesquisas e projetos de extensão.

Professores membros:

  • Nádia Laguárdia de Lima – Coordenadora
  • Angela Maria Resende Vorcaro – Coordenadora
  • Andréa Campos Máris Guerra – Participante
  • Carmen Elvira Flores Mendoza Prado – Participante
  • Déborah Rosária Barbosa – Participante

Sala: 4078 (FAFICH)

Site: https://psicologiaeeducacaoufmg.wordpress.com/

 

Núcleo de Pesquisa em Psicologia Jurídica (NPPJ)

O Núcleo de Pesquisa em Psicologia Jurídica (NPPJ) tem como objetivo pesquisar questões relacionadas à Psicologia Jurídica segundo a vertente que dialoga com a Psicologia Social. O presente grupo busca refletir sobre a relação entre a Psicologia e o Direito, enfocando a atuação do psicólogo em três principais áreas: Infância/Juventude, Família e Penal. Trata-se de um núcleo composto por pesquisadores pertencentes a universidades de diferentes estados brasileiros.

Professores membros(UFMG/FAFICH/Depto Psi):

ProfªDrª Laura Cristina Eiras Coelho Soares – UFMG
Profª Drª Lisandra Espíndula Moreira – UFMG

Professores de outras instituições:
ProfºDr Adriano Beiras – UFSC
ProfºDr Francisco de Jesus Silva de Sousa – UFMA
ProfªDrª Klelia Canabrava Aleixo – PUC MG
ProfªDrª Leila Maria Torraca de Brito – UERJ
ProfªDrª Maria Cristina Gonçalves Vicentin – PUC SP
ProºDr Pedro Paulo Gastalho de Bicalho – UFRJ
ProfªDrª Renata Ghisleni de Oliveira – PUC SP
ProfªDrª Rosana Lázaro Rapizo – UERJ
ProfªMs Caroline Cavalcanti Padilha – UFAL
Profª Ms Fernanda Simplício Cardoso -PUC MG
ProfªMs Juliane Dominoni Gomes de Oliveira – UFCG

Sala: 4046/FAFICH

Site: https://psijuridicaufmg. wordpress.com/

Contato: nucleopsicologiajuridica@ gmail.com

 

Laboratório de Grupos, Instituições e Redes Sociais (L@GIR)

O objetivo principal do L@GIR é desenvolver pesquisas, estudos e intervenções sobre grupos, instituições e redes sociais, estes entendidos como unidades concretas de análise psicossocial inseridas nos mais diversos âmbitos da vida social: saúde, educação, cultura e modos de vida, políticas públicas, movimentos sociais etc. Também desenvolver pesquisas, estudos e intervenções clínico-terapêuticas abordando as dimensões intra-psíquicas e intersubjetivas dos laços sociais, levando-se em consideração seus aspectos inconscientes e pulsionais.

Equipe: Profa. Izabel Passos (Depsi-UFMG), Profa. Cassandra França (Depsi-UFMG), Profa. Cláudia Penido (Depsi-UFMG); Prof. Fábio Belo; Profa. Maristela Nascimento Duarte (UFSJ), Regina Fonseca Ribeiro (EEFFTO – UFMG), Profa. Luciana Assis Costa (EEFFTO – UFMG), Deborah Barbosa (Depsi-UFMG), Marília Novais Machado (UFSJ).

Sala: 4040, FAFICH – Campus Pampulha

Contato: lagir.ufmg@gmail.com ou pelo telefone (31) 3409-6281

Facebook: www.facebook.com/lagir.ufmg 

Para mais informações, acesse: http://www.fafich.ufmg.br/lagir/

Laboratório de Investigação da Arquitetura Cognitiva (LAICO)

O LAICO tem como proposição fomentar a investigação de constructos psicológicos relacionados ao domínio psicologia-educação, focando tanto estudos de validade quanto estudos sobre processos. Estudos de validade de modelos teóricos, validade de construtos, construção e validade de instrumentos psicológicos, aplicação de técnicas avançadas de análise de dados estudos de processos de ensino-aprendizagem, fazem parte das atividades usuais realizadas no LAICO. Atualmente o LAICO tem concentrado seus estudos na investigação dos constructos relacionados a metacognição, funções executivas e autorregulação, assim como análises psicométricas de instrumentos educacionais de larga-escala, como o ENEM.

Professores membros: Cristiano Mauro Assis Gomes

Sala: 4036, FAFICH – Campus Pampulha

Contato: cristianomaurogomes@gmail.com

Laboratório de Processos Cognitivos (LabCog)

O Laboratório de Processos Cognitivos (LabCog) foi inaugurado no início da década de 1990. As atividades desenvolvidas no laboratório pelos dois professores que o coordenam e por seus alunos de doutorado, de mestrado e de iniciação científica abrangem temas da Psicologia Cognitiva, Psicologia do Desenvolvimento e Terapia Cognitiva, com ênfase nas áreas de processos cognitivos básicos, linguagem oral e escrita (avaliação e intervenção), e emoções e psicopatologia, com atuação nas áreas de pesquisa, extensão e docência.

Professores membro: Ângela Maria Vieira Pinheiro e Maycoln Teodoro

Projetos coordenados pela Prof.ª Dr.ª Ângela Pinheiro 

  1. Integração entre o saber acadêmico e a educação básica: novas perspectivas para o alfabetizador (extensão e pesquisa).
  2. Alfabetização com excelência para todos: formação de professores a distância com base em evidências científicas (pesquisa).
  3. Ambulatório de avaliação e intervenção nos transtornos específicos de linguagem oral e escrita (Ambulatório de Linguagem – AmbLin) (extensão).

Projetos coordenados pelo Prof. Dr. Maycoln Teodoro

  1. Avaliação e intervenção cognitivo-comportamental para depressão em pacientes diabéticos.
  2. Escala da Tríade Cognitiva para Crianças e Adolescentes (ETC): construção dos itens e análise psicométrica.

Sala: 2022 A

Site: http://labcog.webnode.com/ e  http://DislexiaBrasil.com.br

Contato: labcog.psico@gmail.com