Lançamento do livro “A DIVERSIDADE DA CLÍNICA NA ATUALIDADE: experiências de uma Clínica-escola”

É com imenso prazer que anunciamos o lançamento do livro “A DIVERSIDADE DA CLÍNICA NA ATUALIDADE: experiências de uma Clínica-escola”.

Este livro reúne artigos de diferentes experiências clínicas em Psicologia a partir do Serviço de Psicologia Aplicada da Universidade Federal de Minas Gerais. Como a formação de psicólogas e psicólogos envolve a construção de uma práxis voltada para a articulação entre o campo social, a atuação profissional e o conhecimento teórico, trouxemos casos concretos e os diversos modos de abordá-los, criando a oportunidade de se pensar a prática clínica comprometida com a realidade social. A perspectiva política da clínica pode ser pensada a partir de sua potencialidade transformadora e subversiva, que implica o psicólogo no dispositivo a partir da diversidade teórica característica do campo da Psicologia. Se as diferentes matrizes epistemológicas refletem e expressam diferentes formas de relações humanas, a opção individual entre as correntes psicológicas é, em última instância, da ordem de uma decisão ética. Longe de pretendermos uma unificação interna do campo da psicologia, explicitamos suas especificidades e incompatibilidades. Não existe uma prática isenta de conceitos provenientes de um determinado campo teórico. Assim, cada um dos artigos oferece uma visão da prática sustentada por um corpo teórico específico, constituindo um verdadeiro instrumento de formação. Nesta trama simbólica que enlaça o fazer clínico, algo sempre escapa, o que instiga novos questionamentos, continuamente. Há, portanto, uma postura de permanente pesquisa no interior da própria clínica que, a partir do contexto acadêmico, atualiza e renova a produção de conhecimento. Pensar as consequências do ato clínico engaja cada psicóloga/o na consolidação da boa morada do homem. Não é isso o que se pode, lato senso, entendermos por ética? Sinta-se convidada/o a tomar sua decisão nessa leitura!

Você encontra o livro aqui!

Comentários estão fechados