Enade 2022

O Curso de Jornalismo será parte do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) Edição 2022. Ele é OBRIGATÓRIO para todos alunos CONCLUINTES.

Essa página foi criada pelo colegiado para solucionar dúvidas sobre a avaliação e procedimentos que devem ser adotados pelas alunas e alunos.

O que é o Enade?

Esse exame existe desde 2004 e avalia periodicamente o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos previstos nas diretrizes curriculares. Além disso, diagnostica como o percurso dos alunos incide no desenvolvimento de competências e habilidades e sua adequação à realidade atual.

Ou seja, é um exame que avalia o curso e a Universidade e não alunos individualmente. Os resultados obtidos no ENADE refletem na média dos conceitos dos cursos e é muito importante na manutenção de suas atividades, na necessidade de adequações aos projetos pedagógicos e em recursos que o MEC repassa as instituições. 

Bons resultados no ENADE garantem a existência do curso, demonstram à sociedade as consequências do investimento público na educação e permitem que mais recursos sejam empregados em infraestrutura, moradias estudantis, restaurantes universitários e outras ações de permanência de discentes, além de sustentar a qualidade de serviços prestados à comunidade pela UFMG.

 

Quem deve fazer o Enade?

Todos os INGRESSANTES e CONCLUINTES serão inscritos pelo Colegiado no sistema do INEP. Mas ATENÇÃO:

Somente os CONCLUINTES deverão realizar as provas, já que, neste ano, os INGRESSANTES estão dispensados.

Por concluintes, entende-se aqueles estudantes que possuem Carga Horária Integralizada igual ou superior a 80% e que não tenham colado grau em 2022/1. Além disso, a coordenação do colegiado inscreverá todas e todos que, ainda que possuam CH inferior a 80%, manifestem expressamente o desejo e a possibilidade de concluírem o curso em 2022/2 ou 2023/1. Para isso, basta acessar o formulário e preenchê-lo com as informações requeridas: https://forms.gle/8PM9dt1x5dDsCGzp8  até 01/08/2022.

Todas e todos aqueles que desejam colar grau em 2022/2 ou 2023/1 só poderão fazê-lo caso tenham realizado o Enade ou apresentado justificativa plausível para dispensa. 

Verifique se você está inscrito, acessando este documento: Estudantes de Jornalismo – ENADE2022

 

Quais são os elementos do ENADE?

O ENADE é constituído por dois principais instrumentos:

1) Questionário do estudante a ser respondido no site: enade.inep.gov.br. O preenchimento é condição para obter informações sobre data, local e horário de prova. Nesse questionário, o MEC levanta informações para caracterizar o perfil dos estudantes e o contexto de seus processos formativos.

2) Prova. São avaliados, além de aspectos específicos do Jornalismo, questões relacionadas à formação ética e cidadã. O INEP concede quatro (4) horas para a realização do exame. A prova contém cerca de 40 questões que são divididas por partes e por área de conhecimento. Dessas,

  • 10 questões são relacionadas a formação geral (8 questões de múltipla escolha e 2 discursivas)
  • 30 questões da parte de formação específica da área (27 questões de múltipla escolha e 3 discursivas)

Clicando aqui, você pode acessar prova do ENADE anterior. E, clicando nos links, você tem acesso ao gabarito e ao padrão de resposta esperado.

 

DATAS IMPORTANTES:

Prazo final para inscrição no ENADE (deve ser feita pelo Colegiado): 08/08

Período para preenchimento de questionário (deve ser feito pelo ALUNO): de 01º/09 a 26/11

Local de prova (disponibilizado pelo sistema INEP): 16/11

Realização da prova (PRESENCIALMENTE pelo ESTUDANTE): 27/11

 

Documentos

Portaria MEC PORTARIA Nº 41, DE 20 DE JANEIRO DE 2022 – PORTARIA Nº 41, DE 20 DE JANEIRO DE 2022 – DOU – Imprensa Nacional.pdf

Edital EDITAL Nº 51, DE 24 DE JUNHO DE 2022 – EDITAL Nº 51, DE 24 DE JUNHO DE 2022 – DOU – Imprensa Nacional.pdf