Encontros do LACS – 06/12/2021

O Laboratório de Antropologia das Controvérsias Sociotécnicas da UFMG convida a todas e todos para o próximo Encontro do LACS! Este é um espaço de conversa, encontros e trocas entre o LACS e diversas pesquisadoras(es) convidadas(os).  No próximo dia 06/12 receberemos para essa conversa Letícia Cesarino, professora no Departamento de Antropologia e Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal de Santa Catarina, e pesquisadora colaboradora no Laboratório de Humanidades Digitais (LABHD) da Universidade Federal da Bahia, junto ao qual desenvolve projeto sobre propaganda computacional no Telegram. O tema discutido será os “públicos antiestruturais e alinhamento humano-máquina no bolsonarismo”.

A conversa contará com a participação das pesquisadoras Magda Ribeiro e Mariana Mendes. Nesse encontro, a professora Letícia Cesarino apresentará uma perspectiva neobatesoniana para pensar o bolsonarismo enquanto fenômeno sociotécnico. Enquanto tal, ele se definiria menos por um conteúdo ou base social fixa do que por uma dinâmica de mobilização contínua e performativa de demandas latentes, num fluxo de causalidade circular entre influenciadores e influenciados orientado pormétricas em tempo real. Sob essa perspectiva, agência e processo decisório não pertencem a atores específicos, mas são propriedades emergentes do sistema sócio-técnico global por eles formado, em três escalas principais: ambiente (infraestrutura algorítmica), ação tática de influenciadores e grupos organizados, e usuários comuns. A nossa convidada sugere, ainda, que os múltiplos segmentos que entram em ressonância para formar o que chamamos de bolsonarismo compartilham uma dinâmica transversal que ela se propõe a chamar, com base em Victor Turner, de públicos antiestruturais.

O próximo Encontro do LACS vai acontecer no dia 06/12 às 14h. A transmissão será feita pelo Youtube do LACS: https://www.youtube.com/channel/UCv907fAGMXeivRagLH93Qwg

Participe dessa conversa com a gente!